UMA MORTE CONFIRMADA|: Mato Grosso é o 12° estado com maior incidência de dengue com 4,2 mil casos

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Mato Grosso é o 12° estado com maior incidência de dengue no Brasil, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Foram registrados, proporcionalmente, 116,4 casos para cada 100 mil habitantes.

Conforme o painel, são 4.257 casos prováveis e mais de 2,9 mil confirmados. Em média, são registrados 709 casos por semana.

O estado tem três mortes em investigação e uma confirmada por dengue. 

A incidência da doença em Mato Grosso só é menor do que no Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Amazonas e Amapá.

Em Mato Grosso, as cidades que mais registraram casos foram Tangará da Serra, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo e Campo Verde.

A maioria dos infectados são mulheres pardas de idade entre 30 e 39 anos. Nas últimas seis semanas, 880 mulheres pardas foram diagnosticadas com a doença, destas 331 estão na faixa etária citada.

Brasil

O país já registrou 94 mortes por causa da doença. Foram registrados 555.583 mil casos, sendo que mais de 226 mil já foram confirmados.

Neste sábado (17), a Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais, decretou situação de emergência em saúde pública em decorrência da dengue. A capital mineira já registrou 3.718 casos confirmados e cinco óbitos em decorrência da dengue neste ano.

Vacina

Apesar dos números, Mato Grosso ficou fora da lista dos 16 estados que receberão doses da vacina contra a dengue pelo sistema público de saúde. Conforme o Ministério do Saúde, a escolha foi de municípios, seguindo os seguintes critérios:

• Municípios de grande porte (mais de 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue tipo 2;
• Maior número de casos em 2023 e 2024;
• Definição por Regiões de Saúde, abrangendo todas as regiões do país.

Além disso, o público-alvo da campanha são crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, pois a faixa etária está dentro da recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e apresenta o maior índice de hospitalização, depois dos idosos.

O Ministério da Saúde adquiriu apenas 5,2 milhões de doses da vacina para 2024. Destas, 1.325.270 devem ser entregues até fevereiro, quando a população deve começar a ser imunizada. No total, somente 3,2 milhões de pessoas, o equivalnte a 1,5% da população, devem ser vacinadas neste ano.

Para 2025, o Ministério planeja a contratação de 9 milhões de novas doses.

Sintomas e prevenção

Os sintomas de dengue, chikungunya ou Zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

repórtermt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *