|SOFRIMENTO E PREJUÍZO|: Quinze cabeças de gado morrem durante incêndio que já dura 3 dias

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Um incêndio que já dura três dias entre os municípios de Boa Esperança (396 km de Cuiabá) e Nova Ubiratã (300 km de Cuiabá) já consumiu 19 mil hectares de vegetação e matou cerca de 15 cabeças de gado de fazendas na região.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as queimadas teriam começado na sexta-feira (27) e a baixa umidade do ar, além do enorme volume de grande vegetação seca e o vento forte contribuem para que as chamas se alastrem facilmente.

Três aeronaves modelo Air Tractor, contratadas pela Secretaria Adjunta de Defesa e Proteção Civil, com recursos do Governo de Mato Grosso entraram em operação na realização do reconhecimento das áreas com maior foco de fogo na vegetação e lançamentos d’água.

No sábado (28), o plano de combate foi fortalecido com apoio da força de trabalho dos fazendeiros da região. Cerca de 23 lançamentos d’água estão sendo realizados ao longo do dia, mais de 43 mil litros de águas são jogados em pontos estratégicos. 

Na manhã deste domingo (29), o CBMMT colocou mais uma aeronave em operação para fortalecer o combate. Atualmente, segundo o monitoramento via satélite esse incêndio consumiu cerca 19 mil hectares de vegetação. Ao menos 15 cabeças de gado já morreram nos pastos das fazendas atingidas pelo fogo.

As causas do incêndio ainda devem ser investigadas.

fonte;hnt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *