|ÚNICOS NO PÁREO|: Leitão e Fávaro disputam vaga de ministro da Agricultura no governo Lula, diz Folha de S. Paulo

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deverá ser ocupado, a partir de 1º de janeiro, por algum político com raiz no território de Mato Grosso. Conforme reportagem divulgada nesta segunda-feira (19) pelo jornal Folha de S. Paulo, os nomes cotados são do ex-prefeito de Sinop (500 km ao norte de Cuiabá) e ex-deputado federal, Nilson Leitão (PSDB), e do atual senador Carlos Fávaro (PSD). Após muitas negociações, ambos são os únicos nomes que estão no páreo.

O empenho do senador na campanha de Lula pesa a favor. Ele foi coordenador da campanha no Estado e junto ao setor hostil ao petista e, por isso, foi bastante pressionado.

A possibilidade de que os colegas de PSD Alexandre Silveira (MG) e Pedro Paulo (RJ) assumam, respectivamente, Infraestrutura e Turismo faz com que suas chances diminuam, já que a sigla deve comandar apenas duas pastas.

A escolha de Leitão seria aceno mais forte ao agronegócio e poderia gerar mais governabilidade ao Executivo junto à bancada ruralista, da qual foi presidente.

Atual presidente do Instituto Pensar Agro, braço de pesquisa dos ruralistas, Leitão é aliado de longa data de Geraldo Alckmin (PSB), mas não apoiou Lula nas eleições e se aproximou do bolsonarismo nos últimos anos.

hnt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *