“Tô caindo, tô caindo”, disse piloto em rádio antes de queda no Pantanal; aeronave buscava água

DA REDAÇÃO:LEIAMT

“Tô caindo, tô caindo”. Esta foi a última mensagem do coronel do Corpo de Bombeiros do Pará, Mauro Tadeu, que estava atuando no combate a incêndios florestais no Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e caiu com a aeronave que pilotava na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na última segunda-feira (30). Os destroços foram encontrados somente na manhã desta terça-feira (1º).


Antes do fatídico acidente, o piloto deixou três tripulantes na cidade de Porto Jofre e, posteriormente, saiu com a aeronave para buscar água, já que apoiava o trabalho de combate a incêndios na região.  Foi neste momento que aconteceu a queda do helicóptero, que caiu de ponta cabeça e ficou parte submerso.

O comandante chegou a enviar uma mensagem de rádio, onde relatava estar com problemas:  “Tô caindo, tô caindo”. A informação foi confirmada pelo Ibama.

Segundo as informações do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o contato com o helicóptero foi perdido por volta de 12h desta segunda-feira, quando começaram as buscas por informações e mobilização na região. Como os tripulantes que foram deixados em solo estavam em um local isolado, os destroços da aeronave só foram encontrados na manhã de hoje.

O comandante era piloto desde 2005 e tem mais de cinco mil horas de voo. Ele deixa esposa e dois filhos. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, postou em seu twitter sentimentos de pesar aos familiares e amigos do bombeiro.

O caso

Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prefixo PR-HEB, caiu no Pantanal, próximo a divisa do estado de Mato Grosso com Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (1). O coronel do Corpo de Bombeiros do Pará, Mauro Tadeu, teve a morte confirmada.

A informação foi confirmada ao Olhar Direto pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que deslocou uma equipe para prestar apoio ao resgate, a pedido do Secretário de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante.

Outra queda no Pantanal

No dia 08 de outubro, um helicóptero da Força Nacional, que atuava no combate a incêndios na região, caiu no Pantanal mato-grossense. Na ocasião, o piloto e os outros dois tripulantes sobreviveram e receberam os cuidados em Cuiabá. Eles receberam alta dias depois e seguiram para seus domicílios.

Porém, Renato de Oliveira de Souza, agente especial da Polícia Civil do Distrito Federal e piloto do helicóptero, que continuava o seu tratamento em casa, morreu dias depois. Ele estava sendo tratado em sistema home care. A suspeita é que ele tivesse sofrido um tromboembolismo pulmonar.

fonte;olhardireto

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *