Thiago Silva se reúne com aprovados nos concursos na área de segurança e cobra convocação
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve reunido, na noite de segunda-feira (14), em Rondonópolis com um grupo de aprovados nos concursos públicos de 2016 e 2018 abertos para os cargos de agente penitenciário e profissionais de nível superior do sistema penitenciário, bem como de agente de segurança socioeducativo e assistente do sistema socioeducativo.
Os presentes apresentaram preocupação com a demora para a convocação. No encontro foi relatado, que até o momento existe um “listão” estadual para convocação, mas ainda sem prazo.
O grupo ainda repassou que mesmo com uma penitenciária, cadeia pública masculina e feminina e um Centro de Atendimento Socioeducativo em Rondonópolis, o município não foi colocado entre locais disponíveis para os aprovados. “É uma situação preocupante e tanto para esses trabalhadores que foram aprovados nos concursos e querem exercer suas funções. Já estamos em contato com o Estado e lutamos para uma solução o mais rápido possível. Essas pessoas são fundamentais para a melhora na ressocialização de reeducandos e menores com medidas socioeducativas. Um balanço apresenta a necessidade de quase mil novos profissionais na área de segurança”.
O Secretário-Adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Alves Flores participou da reunião, por telefone. O gestor respondeu aos questionamentos dos aprovados e informou que o Estado trabalha para resolver a questão. “O Estado está fazendo uma engenharia para tentar resolver essa situação. Algumas unidades estão em construção e assim que concluídas devem ajudar nesse processo”.
Thiago Silva, que é membro permanente da comissão de segurança pública e comunitária e da comissão da fiscalização e acompanhamento da execução orçamentária afirmou aos aprovados que uma das saídas para o chamamento de grande parte é a garantia financeira para Estado. “Vamos trabalhar para incluir no orçamento de 2021 recursos que irá garantir o fim de dessa espera. Vamos unir forças com outros colegas da Assembleia Legislativa e tentar resolver essa situação o quantos antes, para sanar a demanda no sistema penitenciário e socioeducativo”.