“TESTE” DE POPULARIDADE|: PL fará três pesquisas para lançar Balbinotti ou Fagundes ao governo de MT
DA REDAÇÃO:LEIAMT
As pesquisas serão um dos critérios decisivos para o PL decidir quem será o candidato ao governo em 2026 entre o empresário do agronegócio, Odílio Balbinotti Filho (PL), e o senador Wellington Fagundes (PL). O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, adiantou que serão três simuladas. Os levantamentos serão promovidos em março, novembro e dezembro deste ano, funcionando como um termômetro para indicar quem oferece a melhor chance de vitória a sigla na majoritária.
“Já está decidido. Pesquisa em março, novembro e dezembro”, disse Ananinas Filho à imprensa nesta quarta-feira (1º) durante a posse do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).
A contratação das pesquisas foi definida após diálogo de Ananias com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Os líderes partidários entenderam que o melhor caminho para diluir a disputa interna é oferecendo as mesmas condições aos dois pré-candidatos, vedando brechas para proteger a sigla de rachas no futuro.
Wellington e Balbinotti também foram recebidos por Valdemar. As reuniões com o presidente nacional ocorreram em dias distintos.
“Houve uma conversa entre o Wellington, o Balbinotti e a direção estadual. Levamos para a nacional e ela acatou. Já tivemos reunião do Ananias, Balbinotti e Waldermar; e de Ananias, Wellington e Valdemar”, falou Ananias Filho.
ENCONTROS COM BOLSONARO
Os dois se anteciparam e agendaram encontros com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). O alinhamento com Jair é essencial para evitar ruídos, uma vez que ele e Valdemar estão proibidos pela Justiça de qualquer forma de aproximação.
hnt.