|TÁ CHEGANDO A HORA|: Chamamento de aprovados no concurso da Segurança deverá iniciar em março

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O governador Mauro Mendes afirmou que em março deste ano será iniciada a primeira “leva” do chamamento dos aprovados no concurso de cadastro de reserva para a Segurança Pública. O concurso contou com mais de 67 mil inscritos e foi aplicado e conduzido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano passado. O resultado foi homologado em dezembro de 2022.

Apesar de as vagas serem destinadas ao cadastro de reserva, o Estado prevê a nomeação de pelo menos 1.200 novos servidores.

O certame chegou a ser suspenso pouco depois da aplicação das provas, em fevereiro do ano passado, após denúncias de que imagens das provas haveriam sido vazadas e até candidatos fazendo selfie durante a realização das provas. No entanto, após investigação o certame seguiu normalmente. 

Mas em maio, novamente o certame chegou a ser suspenso pela Justiça Federal e pelo STJ devido o questionamento de alguns candidatos que solicitaram as gravações dos exames de aptidão física. Porém, após o fornecimento das imagens, o concurso seguiu. 

Porém, diante dos questionamentos judiciais, o chamamento que havia sido prometido ainda para 2022 acabou sendo adiado e a homologação ocorreu apenas em dezembro. 

Há mais de 10 anos o governo de Mato Grosso não realizava concurso para a área, que vai contemplar cargos de escrivão e investigador de polícia, soldado e oficial do Corpo de Bombeiro e soldado e oficial do corpo de saúde da Polícia Militar.

O governador Mauro Mendes explicou que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) está finalizando os relatórios que vão apontar o quantitativo de servidores necessários para chamamento, bem como as funções e locais onde deverão atuar, de forma a otimizar o efetivo e trazer uma segurança mais eficiente à população.  

“Agora em março vamos publicar o chamamento para que esses profissionais sejam nomeados e possam fazer esse treinamento. Após o treinamento, teremos eles disponíveis para ajudar na Segurança Pública, distribuindo esses profissionais em todo o Mato Grosso, mas principalmente no interior. Nessa primeira chamada, vamos priorizar o interior do estado, porque é onde hoje nós pudemos identificar a maior demanda e a maior falta de profissionais”, adiantou.

leiagora.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *