|SEGURA E AUDITÁVEL|: Juízes de Rondonópolis atestam segurança das urnas eletrônicas, resultado deve sair rapidamente

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Os dois juízes eleitorais de Rondonópolis refirmaram a segurança do sistema eletrônico de captação e totalização dos votos no país. Wanderlei José dos Reis, da 10 ª Zona Eleitoral, e Maria das Graças Gomes da Costa, titular da 46ª Zona Eleitoral, se empenharam nos últimos dias para preparar a eleição de hoje e também para combater as fakenews lançadas com o objetivo de confundir os eleitores.

Atuando na Justiça Eleitoral desde 1988, o juiz Wanderlei José acompanhou todo o processo que marcou a substituição do voto impresso pelo sistema eletrônico. Segundo ele, a mudança foi ‘um divisor de águas na história brasileira’.

“Hoje o sistema eletrônico é um cartão de apresentação nossa justiça para o mundo. As urnas eletrônicas são confiáveis, são auditáveis e o trabalho da Justiça Eleitoral é deveras transparente. O eleitor pode se tranquilizar”, afirma ele.

Além da fiscalização da própria Justiça Eleitoral e dos partidos políticos, este ano centenas de observadores de vários países acompanham as eleições no Brasil. Mas qualquer eleitor pode ajudar a conferir e ‘auditar’ os resultados.

PROCESSO TRANSPARENTE

As urnas que serão usadas hoje foram lacradas em cerimônias públicas e não são conectadas à internet, – o que impede qualquer ataque hacker.

Além disso, antes da votação são emitidos boletins demonstrando que não há nenhum voto para os candidatos. Esses boletins, chamados de ‘zeréssima’, e também o boletim de urna emitido ao final (com os votos registrados em cada urna) ficam afixados nas portas das seções eleitorais e são acessíveis a todos.

“Os candidatos e eleitores podem acompanhar tudo através desse boletim de urna. Inclusive já há até aplicativos para fazer esse acompanhamento”, destaca o juiz Wanderlei.

“Ao final da votação as mídias de cada urna serão levadas sob escolta policial aos postos de transmissão, de onde os dados serão enviados simultaneamente para o TRE, em Cuiabá, e para o TSE, em Brasília, para a totalização dos votos. É tudo muito rápido, acreditamos que em menos de três horas teremos o resultado final. E tudo isso estará também disponível na internet”, completou a doutora Maria das Graças.

Eduardo Ramos – Da Redação 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *