Saúde em Colapso: Mato Grosso registra 1ª morte de paciente com Covid por falta de oxigênio

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Uma paciente com Covid-19 morreu por falta de oxigênio no Hospital Filantrópico de Vila Bela da Santíssima Trindade (515 quilômetros de Cuiabá) na manhã desta quarta-feira (24). O óbito foi confirmado pela diretora da unidade hospitalar, Maria Auxiliadora Rose. 

“Perdemos uma paciente hoje cedo e estamos com uma ala onde todos dependem de oxigênio”, disse em um vídeo exibido pela TV Centro América (Rede Globo).

A diretora afirma também que o estoque do suprimento do hospital está no limite, o que coloca em risco a vida de outros pacientes que estão em tratamento na unidade. Ela acrescenta também que não há mais vagas para novas internações e faz um apelo por ajuda.

“Hoje nós não conseguimos mais vagas para nossos pacientes e pedimos ajuda porque os cilindros não vão chegar. Precisamos de ajuda e que olhem para Vila Bella nesse momento desesperador”, complementou.

CRISE DE OXIGÊNIO

A falta de oxigênio pode ocorrer em outras cidades do Estado. Nesta segunda-feira (22), a empresa Oxigênio Dois Irmãos, responsável pelo fornecimento de oxigênio para o sistema de saúde de 30 cidades da região norte Estado, notificou o governador Mauro Mendes (DEM) para que adote, com urgência, medidas para abastecer os hospitais da região.

De acordo com a empresa, com sede em Sinop, o desabastecimento ocorreu por conta da fornecedora do produto. A empresa Messer Gases Ltda, que fica localizada no município de Cubatão (SP), mudou sua logística de abastecimento para a cidade Santa Cruz (RJ).

No mesmo dia, a assessoria de comunicação do Palácio Paiaguás emitiu nota afirmando que tomou todas as providências necessárias para garantir o contínuo fornecimento de oxigênio nos hospitais sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde. A administração estadual também garantiu que monitora as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) privadas e dos hospitais municipais para ajudar evitar o desabastecimento.

Contudo, nesta terça-feira (23), o Ministério da Saúde emitiu um alerta informando que Mato Grosso e outros cinco Estados estão em situação crítica para falta de oxigênio hospitalar. O documento foi encaminhado para a Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Na noite de ontem, a Justiça Federal atendeu ação das Defensorias Públicas do Estado e da União e determinou que o Governo Federal providencie oxigênio para as unidades de saúde de Mato Grosso. 

OUTRO LADO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que, até o momento, não recebeu qualquer ofício relativo ao desabastecimento de oxigênio no Hospital Evangélico, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

fonte;folhamax

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *