|SALÁRIO DO FUNCIONALISMO|: AL aprova RGA de 5,79% a servidores; reajuste ocorre neste mês
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Os deputados estaduais aprovaram, no início da tarde desta quarta-feira (11), o percentual de 5,79% da RGA (Revisão Geral Anual) dos servidores públicos do Executivo.
Prevista na legislação, a RGA foi calculada com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado em 2022.
A aprovação do projeto passou por ampla discussão no plenário. Alguns deputados de oposição, como Lúdio Cabral (PT), defendiam uma porcentagem maior do que a aprovada.
Isso porque, por causa de uma inflação maior em 2021, a RGA deveria ser de 10,06%. O Governo, no entanto, alegou insuficiência no caixa e diminuiu o índice a 7%.
Os parlamentares, então, defendiam que a concessão do benefício deveria ser compensado neste ano.
O presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (União), chegou a se reunir com o governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo, para discutir sobre o assunto.
Na ocasião, o Executivo defendeu o percentual estabelecido no texto: 5,79%.
O projeto foi a votação e passou conforme estabelecido no texto original. Agora, a medida segue para sanção do Governo do Estado. O reajuste deve ocorrer ainda na folha paga ao final deste mês.
midianews.