Rondonópolis: Missas e cultos não serão realizados e cemitérios terão controle de acesso no feriado de Finados

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A pandemia do coronavírus, que obrigou a população mundial a mudar drasticamente seus hábitos, também irá modificar a forma como o Dia de Finados é tradicionalmente realizado.

Sempre com grande circulação de pessoas ao longo do dia, bem como a realização de missas ou cultos com bom público, desta vez, as homenagens aos entes queridos que já partiram terão que respeitar as medidas de segurança para prevenção contra a Covid-19.

Nos cemitérios públicos e privados da cidade, todas as missas e cultos estão oficialmente cancelados.

A medida visa evitar a aglomeração de pessoas, uma das indicações dos especialistas para diminuição do risco de contágio. A visitação também sofrerá alterações, e, é importante que a população fique atenta aos horários e regras.

A Gerente de Núcleo de Cemitérios, Vanete Barbosa Rego, que responde pelos cemitérios públicos da cidade, sendo o São João Batista (Mata Grande) e da Vila Paulista, explica que a visitação pública no Dia de Finados, 2 de novembro, terá protocolos de segurança nos cemitérios públicos e privados.

Além do uso obrigatório de máscara e do distanciamento para evitar aglomeração, no caso das unidades municipais haverá também a fiscalização e controle nas entradas, com aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel, além das demais orientações que se fazem necessárias.

Os cemitérios particulares também devem ter protocolos, mas estes ficam sob responsabilidade da administradora.

O desafio para controlar o acesso do público aos locais, mantendo o direito às homenagens e garantindo a segurança de todos, não será tarefa fácil.

Todos os anos, os quatro cemitérios de Rondonópolis recebem cerca de 80 mil visitantes, sendo cerca de 40 mil somente no da Vila Aurora, o maior e que recebe historicamente o maior volume de pessoas.

Públicos

A Prefeitura de Rondonópolis orienta que os portões dos cemitérios públicos estarão abertos das 7h às 17h nos dias úteis que antecedem o feriado, bem como no Dia de Finados. As ações como pinturas, reformas e construções, estão permitidas até no máximo dia 30/10.

O comércio de flores, arranjos e ornamentos praticados tradicionalmente por comerciantes ambulantes já cadastrados na prefeitura será permitido, mediante apresentação prévia à administração de cada unidade do alvará, bem como a documentação legal exigida.

Por fim, o Município recomenda para que as pessoas antecipem as suas visitas e prestem suas homenagens em outros dias, contribuindo assim para que as aglomerações no Dia de Finados sejam evitadas.

fonte;atribunamt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *