RONDONÓPOLIS|: Mega operação contra organização criminosa cumpre mandados
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, ontem (18), a Operação Recovery Ultimato e cumpriu 90 mandados de prisão em 10 cidades de Mato Grosso, entre elas Rondonópolis, e nos estados do Rio de Janeiro, Pará e no Distrito Federal.
A operação que visava criminosos investigados por integrar organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas foi coordenada pela Delegacia de Sorriso.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão, um dos alvos, Paulo Henrique Alves dos Santos, 25 anos, conhecido como PH, teria reagido e acabou morrendo em confronto com a polícia em Sorriso. A Polícia Civil informou que o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas constatou a morte do jovem no local.
Conforme a Polícia Civil, a investigação que embasou a operação é decorrente de elementos informativos levantados na Operação Recovery 3, que apurou a atuação dos investigados, identificando que parte deles, mesmo detida em unidades do sistema penitenciário, continuava ordenando a execução de ações criminosas a comparsas que estão nas ruas.
Um dos alvos da operação é R.J.J dos S. Segundo a polícia, ele foi alvo das fases anteriores da Recovery por ordenar a execução de homicídios na região de Sorriso e responsável pelo tráfico de entorpecentes.
Além da nova ordem de prisão, R. e outro comparsa tiveram ordenados pela Justiça o isolamento no regime disciplinar diferenciado (RDD).
A polícia informou que apurou que mesmo detido em unidades prisionais do Rio de Janeiro, onde foi preso a primeira vez por decisão da Justiça de Mato Grosso e depois transferido para cá, o acusado continuou exercendo a liderança no tráfico de drogas e determinando a diversos comparsas a execução do tráfico e de outros diversos crimes graves, como homicídios e torturas.
Prisões
A Polícia Civil cumpriu mandados de prisões nas cidades de: Cuiabá, Várzea Grande, Tapurah, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, Água Boa, Colíder, Barra do Bugres, Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Thailândia (PA).
A Operação Recovery Ultimato contou com apoio das Delegacias Regionais da Polícia Civil de Tangará da Serra, Guarantã do Norte, Alta Floresta, Nova Mutum, Rondonópolis, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Água Boa e Cuiabá; Gerência de Combate ao Crime Organizado, Gerência de Operações Especiais e das Diretorias de Atividades Especiais e de Inteligência.