|REVIRAVOLTA|: Decisão que coloca Botelho de volta à briga pela presidência movimenta bastidores da AL
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Ao que parece, o deputado estadual Eduardo Botelho (União) não perdeu tempo e já está articulando a sua reeleição à presidência da Assembleia Legislativa.
O parlamentar já teria se reunido, na manhã desta terça-feira (13), com os procuradores do Legislativo de Mato Groso, e ainda com o deputado estadual Max Russi (PSB), que está trabalhando para disputar emplacar o seu nome como presidente da Casa de Leis.
Nos bastidores, a conversa é que Botelho já convocou uma reunião com os demais parlamentares para tratar do assunto também. A expectativa é que ele volte para a disputa, minando o projeto do seu colega socialista.
O atual presidente, contudo, nega que esteja se articulando, e garante que ainda não tomou pé da situação. “A princípio estou seguindo orientação dos nossos advogados. Eu não tenho essa orientação ainda. Eu não tenho conhecimento disso, o nosso julgamento ainda não terminou, tem que ver o que vai ser ainda. Eu não conversei com ninguém, ao contrário, alguns deputados que me procuraram”, disse.
A movimentação é reflexo de um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), envolvendo a Mesa Diretora do Estado do Paraná, o qual reflete em outros nove estados brasileiros.
Por maioria dos votos, os ministros do Supremo entenderam que é possível apenas uma reeleição ou recondução dos membros das mesas das assembleias legislativas, independentemente de os mandatos consecutivos se referirem ou não à mesma legislatura. A decisão foi proferida na semana passada, e publicada no Diário Oficia de Justiça nesta semana.
leiagora.