|RETA FINAL DAS ELEIÇÕES|: Mauro lidera com 73% dos votos válidos e Márcia é a mais rejeitada pelos eleitores

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O governador Mauro Mendes (União) continua liderando as pesquisas de intenções de votos para a disputa ao governo do Estado de Mato Grosso. De acordo com o instituto Gazeta Dados, na segunda rodada de pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (26), o atual govenador tem 73,08% dos votos válidos na modalidade estimulada.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), tem 21,79% dos votos válidos, seguida pelo Pastor Marcos Ritela (PTB) que tem 3,85% e do candidato do Psol, Moisés Franz, que tem 1,28%. A pesquisa estimulada é aquela realizada apresentando os nomes dos candidatos e a pessoa escolhe em quem deseja votar.

Brancos e nulos somam 6%. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada no início do mês de setembro, o número de pessoas que não souberam ou não quiseram responder caiu para 16%.

Mauro Mendes também é líder das intenções de votos na pesquisa feita em modalidade espontânea, onde não são apresentadas opções ao eleitor. O governador tem 43% das intenções de voto. Márcia Pinheiro tem 10%; pastor Marcos Ritela atinge 2% e Moisés Franz alcança 1%. Os eleitores que não souberam responder somam 44%.

Rejeição dos candidatos

O Gazeta Dados também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. Neste quadro, a liderança é da candidata do Partido Verde, a primeira-dama da Capital Márcia Pinheiro que soma 14%. Mauro Mendes vem logo atrás com 12%, seguido do Pastor Marcos Ritela com 8% e de Moisés Franz com 6%.

Um total de 15% dos eleitores responderam que não votariam em nenhum dos candidatos e 45% não souberam responder.

A pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 22 a 25 de setembro e ouviu 1.080 pessoas de forma presencial. A metodologia utilizada foi a Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso, abrangendo 46 municípios das regiões norte, nordeste, sudoeste, centro sul e sudeste.

A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-01203/2022.

leiagora.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *