|REJEITADA PELO CONSUMIDOR|: Energisa MT ocupa primeiro lugar no ranking de reclamações feitas ao Procon estadual

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A concessionária de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, a Energisa, foi a líder no ranking de reclamações do Procon ao longo de 2022, conforme divulgação feita nesta sexta-feira (31) pelo órgão estadual. A empresa teve 1.435 reclamações registradas, quase três vezes mais do que a segunda colocada, a concessinária de saneamento da Capital, a Águas Cuiabá (593 reclamações). Em terceiro lugar aparece o grupo Via S.A. das lojas de eltetrodomésticos e móveis Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com (209). Os números foram divulgados em razão do Mês do Consumidor.

Bancos, estatais e privados, entram também no rol dos que originam mais reclamações: em quarto lugar, o ‘Banco Bradesco’ (204); em quinto lugar, a ‘Caixa Econômica Federal’ (195); em sexto lugar, o ‘Banco Pan’ (182); em sétimo, o ‘Banco do Brasil’ (167) e em oitavo lugar, o ‘Banco BMG’ (143).

As empresas de telefonia também não ficaram de fora, ocupando o nono lugar no ranking a ‘OI S.A. -em recuperação judicial’ (120), e em décimo lugar, a ‘Telefônica Brasil-Vivo’ (111 reclamações).

O contraponto aos números negativos vem com o ranking de empresas que mais resolvem as demandas dos consumidores, estando a Águas Cuiabá em primeiro lugar, seguida da CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens e o Banco Santander. A Energisa não aparece nesse ranking positivo, mas as lojas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com estão em sétimo quanto à resolução das demandas. 

O órgão de proteção ao consumidor também divulgou os fornecedores que menos resolvem as reclamações dos mato-grossenses. Desses, em primeiro lugar está as ‘Americanas’; em segundo lugar, ‘Banco Bradescard’; em terceiro lugar, a ‘Novo Mundo Móveis e Utilidades’; em quarto lugar, o ‘Banco do Brasil’; em quinto lugar, a ‘Unic Educacional’; em sexto lugar, o ‘Banco Bradesco Cartões’; em sétimo lugar, a ‘Caixa Econômica Federal’; em oitavo lugar, a ‘Energisa Mato Grosso’; em nono lugar a ‘Lojas Americanas’, e em décimo lugar, o ‘Banco Bradesco’.

A Energisa Mato Grosso respondeu, por meio de nota, que está empenhada em atender e tratar todas as demandas dos clientes, apontando números de redução do total de reclamações. Conforme dados compliados pela empresa, entre 2020 (3.443) e 2022 (1.157), o total de reclamações no Procon Mato Grosso contra ela reduziu 58%. “Além disso, neste ano a previsão é de uma queda ainda maior, alcançando 76,8% a menos de reclamações no primeiro trimestre de 2023 (1.630 contra 377, segundo a concessionária) se comparado ao mesmo período há quatro anos”, previu.

Ainda argumentou que, com o volume de clientes que a empresa tem em Mato Grosso, 1,58 milhões, que “o ranking não reflete o tamanho da operação das empresas no nosso estado… Mas é comparada, por exemplo, com empresas de seguimentos diversos, como as de varejo, que tem um número bem menor de consumidores”.  

CADASTRO DE RECLAMAÇÕES

De acordo com Cadastro de Reclamações Fundamentadas, em 2022 o Procon Mato Grosso finalizou 12.711 reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no ProConsumidor, que é o novo sistema nacional de reclamações que substituiu o Sindec em maio de 2022.

No Sindec, foram finalizados 8.950 procedimentos: 5.436 (60,73%) de reclamações fundamentadas não atendidas; 960 (10,72%) de reclamações fundamentadas atendidas. O saldo de 2.554 (28,53%) são de reclamações classificadas como não fundamentadas ou consulta concluída.

No Sistema ProConsumidor, foram finalizadas 3.761 reclamações: 1.913 (51%) de reclamações fundamentadas atendidas e 1.848 (49%) de reclamações fundamentadas não atendidas. 

ATENDIMENTOS DE 2022

Em 2022, o Procon de Mato Grosso realizou 39.365 atendimentos, registrados nos três sistemas utilizados pelo órgão de defesa do consumidor, que são o Sindec, ProConsumidor (que substituiu o Sindec em maio de 2022) e a plataforma de reclamação on-line Consumidor.gov.br. A média mensal foi de 3.280 consumidores atendidos.

Do total de atendimentos, 16.786 (42,64%) representam os consumidores atendidos nas unidades estaduais do Procon Mato Grosso e 22.579 (57,35%) são de reclamações feitas pelos consumidores diretamente no site www.consumidor.gov.br, um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet.

Com relação à faixa etária, a maioria dos consumidores que procuraram o auxílio do Procon-MT têm idade entre 31 e 40 anos. Já a quantidade total de atendimentos no Procon Estadual variou pouco nos últimos três anos: em 2020 foram 36.283 atendimentos; em 2021 foram 41.011; e em 2022 foram 39.365 registros.

hnt.

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