REFERÊNCIA|: Estudantes do IFMS conhecem Frigorífico Municipal de Pescado de Rondonópolis

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Nessa quinta-feira (13), 32 alunos dos cursos de Engenharia de Pesca e Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), do campus de Coxim, realizaram uma visita técnica ao Frigorífico Municipal de Pescado de Rondonópolis.  

A visita proporcionou aos alunos uma oportunidade prática de entenderem os processos e normas aplicados no setor de processamento de pescado. 

O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Ramon Borges Figueira, comentou sobre a vinda dos estudantes do estado vizinho. “É com grande prazer que recebemos os alunos de Mato Grosso do Sul. Eles nos solicitaram essa abertura e o município prontamente atendeu. Os estudantes estão entendendo toda a funcionalidade do frigorífico, conhecendo todos os parâmetros, normativas, normas técnicas, a parte de vigilância sanitária e o selo de inspeção municipal. O frigorífico está de portas abertas para receber todos os alunos que desejarem participar dessas visitas. Temos três técnicos aqui explicando todas as normativas, fazendo os cortes e o abate dos peixes para eles visualizarem isso na prática,” disse Ramon.

A professora de Engenharia de Pesca, Suelen Pines, ressaltou a relevância dessa vivência prática para os cursos oferecidos pelo IFMS. “Para ambos os cursos, é muito importante a vivência de um frigorífico. Nós não temos um frigorífico na nossa região. É fundamental que os alunos vejam todo o processo, desde a área suja até a área interna, a chegada dos peixes, passando pela evisceração, limpeza, embalagem, até os demais procedimentos. Isso é crucial para a formação dos nossos alunos que atuarão nessa área,” afirmou Suelen. 

O estudante de Engenharia de Pesca, Hudson de Oliveira Pereira, compartilhou sua satisfação. “A visita foi muito gratificante, porque pudemos conhecer a parte prática. Saímos da literatura e aqui pudemos ver de fato como acontece no dia a dia,” declarou. 

O frigorífico tem a capacidade de realizar de dois a três abates e processar de 8 mil a 10 mil kg de pescado por semana, o frigorífico beneficia diretamente 60 piscicultores da região. 

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *