RANKING VERGONHOSO|: Sorriso sobe em posições e se torna a 4ª cidade mais violenta do Brasil

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Mato Grosso mais uma vez aparece no ranking da violência. Atualmente conhecida como “Cidade do Crime”, Sorriso, localizada a 398 km ao norte de Cuiabá, subiu de posição e agora é o 4º município mais violento do Brasil, com números que superam cidades como a capital do Rio de Janeiro, que trava uma verdadeira guerra contra várias facções criminosas há anos.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 18 de julho, na edição de 2024 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No documento, que apresenta os dados do ano de 2023, Sorriso aparece com uma taxa de 77,7 de homicídios a cada 100 mil habitantes, um número 10% maior que em 2022, quando a cidade ocupava a 6ª colocação no ranking das mais violentas do Brasil.

Em números absolutos, Sorriso teve 86 mortes violentas no ano de 2023. A cidade foi palco de episódios escabrosos de violência, como as mortes decorrentes da guerra entre facções criminosas rivais, que disputam o controle do tráfico de drogas no município.

CHACINA EM BOCA DE FUMO

Ainda no final de 2023, uma chacina em uma boca de fumo foi o “prego no caixão” na situação crítica da violência em Sorriso. O episódio foi registrado no bairro Benjamim Raiser, no dia 18 de dezembro de 2023. À época, três pessoas foram mortas no local e uma mulher foi levada ao Hospital Regional de Sorriso em estado grave.

O delegado Bruno França, acionado para atender o caso, disse que, caso a última vítima daquela chacina morresse, Sorriso quebraria o recorde de mortes de 2022, quando a cidade ficou na 6ª posição do ranking, com 70,5 homicídios a cada cem mil habitantes.

Nove dias depois, Marciana Glowacki, de 29 anos, faleceu em decorrência dos ferimentos, colocando Sorriso mais uma vez como recordista no número de mortes.

Além de Marciana, as outras vítimas foram identificadas como Almeri da Silva, de 48 anos, Daniel Cavalcante Costa, de 26 anos, e Jair Rodrigues, de 46 anos.

AMARGOR PARA A SEGURANÇA

Ainda neste ano, outro relatório colocou Sorriso em destaque no quesito mortes violentas. O Atlas da Violência de 2024 apontou Sorriso na 7ª posição das cidades mais violentas do Brasil. No ano passado, a cidade havia ficado em 6º lugar.

Em entrevista realizada neste ano, o secretário de Segurança Pública, César Augusto Roveri, culpou as facções criminosas pelos números tão altos de violência urbana em Sorriso.

“O que destaca lá é o homicídio, obviamente pela guerra das facções criminosas. Nós estamos fazendo nosso papel, realmente trabalhando duro lá em Sorriso e em todo o estado de Mato Grosso, tanto que todos os indicadores caíram. O homicídio realmente eleva por conta desse confronto”, disse.

Em outra declaração, Roveri afirmou que Sorriso teve um homicídio a menos que em 2023. “Nós terminamos 2023 com um homicídio a menos em relação a 2022. Não é o número ideal, não é o que nós esperamos. Queremos diminuir isso muito mais”, afirmou à imprensa.

O governador Mauro Mendes (UB) também culpou a guerra de facções pelos altos números da violência e ainda disse que era “bandido matando bandido”.

“A cidade de Sorriso saiu como a sexta cidade mais violenta no quesito assassinatos. É público e notório que os assassinatos que ocorrem em Sorriso, quase que a totalidade deles, são entre facções, guerra de bandido matando bandido. E o poder do Estado está presente. Nós já fizemos várias operações da Polícia Civil em Sorriso só este ano. Estamos prendendo, estamos cumprindo nosso papel”, contou Mauro.

Estadãomt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *