|Prometeu e Não cumpriu|: Após prometer apoio a enfermeiros, Medeiros vota contra piso nacional da enfermagem

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Após prometer publicamente, em vídeo, que apoiaria o projeto de lei nº 2.564/2020, que trata do piso salarial da enfermagem, o deputado federal José Medeiros (PL) votou contra a aprovação da matéria na noite de quarta-feira, 4 de maio. Ainda assim, o texto foi aprovado pela maioria da Câmara, com 449 votos favoráveis e apenas 12 contrários.

O texto aprovado foi proposto pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e estipula que o salário mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750 em todo o país, tanto em hospitais públicos e quanto em privados. Outras categorias da enfermagem terão salários proporcionais à formação: técnicos de enfermagem receberão 70% do piso dos enfermeiros, enquanto auxiliares de enfermagem e parteiras devem receber 50% do valor.

Da bancada federal de Mato Grosso, José Medeiros foi o único que votou contra o piso dos enfermeiros. Além dele, foram contrários à proposta os 8 membros do Partido Novo e os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Ricardo Barros (PP-PR) e Kim Kataguiri (União- SP). Eles seguiram orientação da bancada governista durante a votação, que pediu voto contrário à matéria.

ReproduçãoMEDEIROS - VOTAÇÃO ENFERMAGEM

A mudança de posicionamento de Medeiros foi duramente criticada pela categoria. Nas redes sociais, circulam publicações com reclamações contra o parlamentar, acusando-o de trair os enfermeiros após prometer que votaria favorável ao projeto.

“Não representa a classe trabalhadora, sempre votou a favor do patrão. Que digamos não quando vier dar tapinha nas costas do nosso povo. #foramedeiros”, diz uma das postagens, compartilhadas em vários grupos de WhatsApp.

O sentimento de revolta é inflamado pelo fato de que Medeiros gravou um vídeo ao lado do vereador Diego Guimarães (Cidadania) e de membros do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen-MT) afirmando que iria apoiar o projeto.

“Estou aqui com o pessoal que está lutando pela redução da carga horária e também pela reestruturação do piso salarial. A gente sabe que é uma causa que vem há muito tempo eles lutando, já passou no Senado e agora vai para a Câmara. Estou aqui declarando apoio a essa luta, já há muito tempo era para ter sido pautado, estou aqui e quero que todo pessoal de Mato Grosso e do Brasil saiba, sei que é uma luta justa e contem com meu voto”, disse Medeiros.

fonte;estadãomt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *