POPULAÇÃO EM ALERTA|: Prefeito comunica ações para evitar corte total de energia por 5 dias
Moradores de Sorriso (420 km ao Norte) estão sob risco de ficar ao menos 5 dias sem energia elétrica a partir de domingo (22). O prefeito da cidade, Ari Lafin, convocou reunião na manhã deste sábado (21) para explicar a situação e detalhou que, após apelo ao governo federal, foi garantido que área urbana não será atingida, porém ainda há tratativas para buscar alternativas.
“O que posso falar agora aos moradores é que não haverá corte 100% na nossa cidade. Houve informação de corte total que trouxe terror para nossa população. Como prefeito, de ontem para hoje, não parei de trabalhar. Convoquei a sociedade organizada para esclarecer isso. Poderá haver corte? Poderá, mas em determinados períodos da madrugada ou da noite”, garantiu o gestor na manhã deste sábado.
As preocupações começaram há alguns dias, após a Energisa, que distribui energia elétrica no estado, encaminhar carta à prefeitura para informar que haveria corte total no fornecimento para a cidade em 5 dias, a partir de domingo. A medida visa manutenção de um dos 3 transformadores da subestação responsável pela transmissão de energia em Sorriso.
No comunicado, a empresa dizia estar “surpresa” também com a medida da Eletronorte. O reparo foi informado no dia 16 de setembro de 2024, com início a partir de domingo (22) e até 5 dias de duração previstos.
Segundo a Energisa, o serviço de transmissão leva a energia gerada no país até as empresas que distribuem essa energia para as casas, empresas e indústrias. Os sistemas são independentes, mas acabam impactados quando um deles falha.
Na prática, a manutenção anunciada pela Eletronorte, reduz em 25% a capacidade de transmissão de energia para o município de Sorriso, o que pode ocasionar a determinação de corte de parte do fornecimento pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), em horários de pico de consumo, geralmente entre a noite e o início da madrugada.
A empresa informou que solicitou à transmissora, a admissão de sobrecarga de 20% no sistema da própria Eletronorte – o que seria suficiente para suprir a falta deste transformador, conforme análise técnica da distribuidora. No entanto, as demandas foram negadas, mantendo impactos de cortes de energia, que serão solicitados pelo ONS em certos horários durante o período da intervenção.
A empresa prometeu instalar uma subestação móvel na cidade e realizar manobras para minimizar impactos, evitando ainda desligamentos em serviços essenciais, como saúde, abastecimento de água, além de prezar sempre pela segurança da população. Em entrevista neste sábado, o prefeito informou que o equipamento já foi instalado.
A Energisa foi questionada sobre atualizações sobre o corte, mas não encaminhou resposta na manhã deste sábado.
gazetadigital.