Política: Bolsonaro tem maior influência no voto do Rondonopolitano
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Ainda no rescaldo das eleições 2020, pesquisa realizada durante a campanha em Rondonópolis revelou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, é o político de maior influência entre o eleitorado rondonopolitano. O levantamento mostrou que um eventual apoio de Bolsonaro seria o que mais aumentaria a vontade do eleitorado local votar em um candidato a prefeito.
Apoio do Presidente Jair Bolsonaro
Aumentaria muito—————————————————-32%
Aumentaria um pouco————————————————2%
Diminuiria um pouco————————————————–5%
Diminuiria muito——————————————————16%
Não afetaria sua vontade de votar neste candidato——–40%
Não sabe/ Não respondeu——————————————4%
A pergunta entre os entrevistados foi a seguinte: “Caso um candidato a prefeito de Rondonópolis, independente de quem seja, tivesse o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, isto aumentaria, diminuiria ou não afetaria a sua vontade de votar neste candidato para prefeito?”.
Cerca de 34% dos entrevistados disseram que esse apoio influenciaria positivamente em seu voto, sendo que, para 32% desse contingente, seria decisivo para o voto.
Por outro lado, entre os entrevistados, 21% dos rondonopolitanos externaram que o apoio de Bolsonaro diminuiria a intenção de votar nesse candidato a prefeito. Ou melhor, desse total, para 16% desses 21% a intenção de voto no candidato apoiado por ele diminuiria muito. Por sua vez, para a maioria dos entrevistados, 40%, o apoio do presidente da República não afetaria em nada na sua decisão de voto na majoritária. E 4% não souberam ou não responderam.
A maior influência do presidente Bolsonaro entre os pesquisados seria entre o público masculino, onde 45% disseram que esse apoio seria decisivo em seu voto para o candidato a prefeito. Outra grande influência do presidente seria entre o público da religião evangélica, no qual 43% disseram que esse apoio seria importante na escolha do voto a prefeito. Agora, a menor influência do presidente seria entre o público feminino, onde 45% atestaram que esse apoio não afetaria em nada no seu voto a prefeito.
Vale dizer que, em Rondonópolis, nenhum candidato a prefeito teve o apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro.
Apoio do Ex-presidente Lula
Aumentaria muito————————————————–19%
Aumentaria um pouco———————————————2%
Diminuiria um pouco———————————————–6%
Diminuiria muito—————————————————-26%
Não afetaria sua vontade de votar neste candidato——42%
Não sabe/ Não respondeu—————————————-5%
Lula
Já a influência do ex-presidente da República Lula nas eleições municipais em Rondonópolis não seria tanta. Apenas 21% dos entrevistados disseram que esse apoio influenciaria positivamente em seu voto, sendo que, para 19%, seria decisivo para o voto.
Por outro lado, entre os entrevistados, 32% dos rondonopolitanos externaram que o apoio de Lula diminuiria a intenção de votar nesse candidato a prefeito. Para a maioria, 42%, esse apoio não afetaria em nada no seu voto a prefeito. E 5% não souberam ou não responderam.
A maior influência do ex-presidente Lula entre os pesquisados seria entre aqueles com escolaridade básica (ensino fundamental), onde 26% disseram que esse apoio seria decisivo em seu voto para o candidato a prefeito. Outra grande influência do presidente seria entre o público da religião católica, no qual 24% disseram que esse apoio seria importante na escolha do voto a prefeito. Em Rondonópolis, vale reforçar, que o candidato Kléber Amorim (PT) teve o apoio declarado do ex-presidente.
Fonte:Atribunamt