|Pé na jaca|: Cuiabá foi a terceira capital que mais consumiu bebidas alcoólicas em 2021

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, foi a que mais consumiu bebidas alcoólicas em 2021, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.

O levantamento mostra que 25,20% dos moradores de Belo Horizonte consumiram mais de quatro doses de bebida alcoólica em 30 dias.

Com isso, a capital mineira lidera a pesquisa. A segunda colocada é Vitória, capital do Espírito Santo, com 23,28%, seguida aparece a capital mato-grossense, Cuiabá, com 23,17%.

Já a capital que menos ingere bebidas alcoólicas é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Apenas 12,8% dos adultos da cidade consumiram mais doses deste tipo de bebida.


A pesquisa levou em consideração os moradores das capitais brasileiras que consumiram quatro ou mais doses de bebidas alcóolicas, no caso das mulheres, e cinco ou mais doses no caso dos homens.

Se for separar por sexo, Belo Horizonte continua liderando a pesquisa com o consumo de álcool entre os homens: 36,21% dos belo-horizontinos consumiram bebidas alcoólicas no período e nas doses pesquisadas no levantamento.

No caso das mulheres, em primeiro lugar na lista das que mais consumiram bebidas alcoólicas, em 2021, aparecem as moradoras de Florianópolis, em Santa Catarina. Ou seja, 17, 55% delas se enquadraram no perfil do estudo.

Para o psiquiatra e professor da Universidade Federal de Minas Gerais Helian Nunes de Oliveira, o consumo de álcool é um dos maiores problemas de saúde no Brasil e no mundo.

De acordo com o especialista, não existe nível de consumo seguro de álcool e este aumento apontado na pesquisa é percebido nos hospitais de Belo Horizonte.

E o aumento, segundo o psiquiatra, pode ter sido facilitado pelo cenário da pandemia.

fonte;sápicua

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *