“PAUTAS-BOMBA”|: Ajustes no PL da pesca e composição da Comissão de Ética ficam para volta de Botelho

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O avanço do processo de investigação contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa (ALMT) e as modificações no texto-base do Projeto de Lei 363/2023, chamado “Transporte Zero”, para a segunda votação no plenário devem ocorrer após o retorno do presidente Eduardo Botelho (UB) na próxima segunda-feira (12). O parlamentar, licenciado para tratamentos de saúde, afirmou que acordou com a presidente em exercício, Janaina Riva (MDB), que a definição dos nomes que formam o grupo de trabalho e as discussões do PL da pesca serão deliberadas em sua volta.

“O meu entendimento com a Mesa Diretora e Janaina foi de ela não colocar o projeto para votar em segunda. Ela poderia encerrar o projeto na sexta-feira, se quisesse, mas, atendendo a meu pedido, ela segurou para me aguardar e ver como vamos conduzir”, declarou Botelho.

O projeto prevê a proibição do trasnporte de pescado por cinco anos em Mato Grosso. A matéria entrou em discussão após o governo apresentar a Mensagem 80/2023, pedindo a votação do PL em caráter de “urgência, urgentíssima”. A pauta foi chancelada pela maioria do plenário e recebeu quatro votos contrários dos deputados estaduais Wilson Santos (PSD), Thiago Silva (MDB), Dr. João (MDB) e Elizeu Nascimento (PL).

COMISSÃO DE ÉTICA

O deputado Gilberto Cattani comparou mulheres a vacas e a Casa iniciou procedimento disciplinar após a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) ingressar com pedido de cassação por quebra de decoro. A Comissão de Ética será composta por cinco representes dos blocos políticos da AL. São ventilados os nomes do Diego Guimarães (Republicanos), Dr. João (MDB), Elizeu Nascimento (PL), Max Russi (PSB) e Paulo Araújo (PP). Porém, a expectativa é que um deles caia para dar lugar à Janaina, única mulher no plenário que sinalizou o interesse de participar das apurações.

BLOCOS DA AL

O Legislativo estadual é formado por cincos blocos: “Assembleia Forte”, “Parlamentar Unidos”, “Experiência e Trabalho”, “Movimento Democrático Brasileiro” e bloco “Direita Democrática”.

“Assembleia Forte” é o maior grupo do parlamento e é formado pelos deputados Dilmar Dal Bosco (União), Carlos Avallone (PSDB), Eduardo Botelho (União), Júlio Campos (União), Sebastião Rezende (União), Paulo Araújo (PP) e Beto Dois a Um (PSB). Dal Bosco é líder.

Eugênio (PSB), Max Russi (PSB), Fabinho Tardin (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos) compõem o “Parlamentar Unidos”.

Os pares Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT), Wilson Santos (PSD), Nininho (PSD) e Diego Guimarães (Republicanos) estão no “Experiência e Trabalho”.

Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Juca do Guaraná Filho e Thiago Silva formam o bloco “Movimento Democrático Brasileiro”.

A Casa de Leis ainda conta com o bloco “Direita Democrática” composto por Elizeu Nascimento (PL), Faissal (Cidadania), Cláudio Ferreira (PTB) e Gilberto Cattani (PL).

hnt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *