|PARCERIA COM A CÁRITAS|: Prefeitura lançou o projeto “Rondonópolis mais Profissionalizada” nesta sexta-feira (17)
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A Prefeitura de Rondonópolis realizou o lançamento oficial do projeto “Rondonópolis mais Profissionalizada” na noite desta sexta-feira (17) na sede (salão multiúso) da Cáritas Diocesana na Vila Operária e que visa qualificar jovens e adultos carentes, para inserção no mercado de trabalho.
O projeto construído em parceria com a instituição beneficente ‘Cáritas Diocesana’ da Igreja católica, vai disponibilizar 380 vagas para formação e qualificação/técnica em áreas do mercado de trabalho extremamente promissoras, que se encontram em expansão, abertas e receptivas a contratação de novos profissionais.
Curso de Manutenção de Motos
Como o próprio prefeito falou na abertura do evento, “a Cáritas (velha parceira da prefeitura) está de parabéns pela escolha dos cursos profissionalizantes que sempre oferta aos cidadãos rondonopolitanos. Ela prima sempre pela qualidade, eficiência e tem um olhar apropriado para enxergar oportunidades de trabalho para um mercado que precisa e está aberto a novas contratações, fazendo com que o aluno praticamente saia empregado ou tenha plenas condições de empreender e abrir o seu próprio negócio”, argumentou.
Curso de instalação e manutenção de ar-condicionado Split (residencial).
E Pátio foi além quando disse da sua satisfação em manter e ampliar essa profícua parceria com a instituição criada pelo Padre Lothar. “Na década de 1980, o padre Lothar com a sua visão humanitária e futurista, idealizou os famosos mutirões populares para construção de casas populares para pessoas carentes. Como na época não havia muita mão de obra disponível (pedreiros), ele (padre) teve a ideia de realizar cursos de formação e qualificação, que acabou ampliando o quadro de oferta de novos profissionais que aprendiam construindo as próprias casas. Depois, também devido à falta de médicos na cidade, ele criou o curso de parteiras, que também muito contribuiu com o desenvolvimento da cidade. E assim, nessas mais de cinco décadas que ele está em Rondonópolis, o padre Lothar se tornou essa referência, esse espelho e essa liderança a ser reverenciada e seguida.
Curso de Instalador de Energia Solar Fotovoltaica / NR-10 Segurança em eletricidade / NR-35 Trabalho em Altura
ESTRUTURAS DE ENSINO
E ontem o prefeito conheceu as estruturas que serão empregadas na aplicação dos cursos e ficou muito satisfeito com o profissionalismo e a qualidade dos equipamentos. “Eu vejo que aqui os alunos vão aprender e vivenciar na prática a realidade de cada curso, com as suas especificidades nas bancadas montadas com reprodução real das situações que ele vai encontrar no dia a dia após a qualificação. Eu estou mais uma vez muito satisfeito com essa parceria da prefeitura com a Cáritas ´pela seriedade de sempre, ao entregar o que se propõe, formando verdadeiros profissionais que vão se qualificar e se inserir no mercado de trabalho. Estaremos sempre prontos para novas e futuras parcerias”, disse o prefeito.
A secretária de Ciências e Tecnologia Neiva de Col, apresentou os três primeiros cursos que estão ofertando 32 vagas para cada área, mas que no total serão 380, para os sete cursos a serem oferecidos nesse projeto.
Segundo ela, cada curso terá em média uma carga horária de 50 horas e serão realizados com os melhores métodos de formação profissional e aprendizagem, totalmente gratuitos!
Ainda conforme a secretária, nessa primeira fase serão iniciados os cursos de Manutenção de Motos; Instalador de Energia Solar Fotovoltaica / NR-10 Segurança em eletricidade / NR-35 Trabalho em Altura e, instalação e manutenção de ar-condicionado Split (residencial).
Assim que estes cursos forem concluídos, novas turmas serão formadas para aprenderem as técnicas profissionais nas áreas de: eletricista automotivo; instalação e manutenção em ar-condicionado automotivo; manutenção de máquina de lavar; manutenção de geladeira e freezeres, entre outros.
LINHAS DE CRÉDITO
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, reforçou a proposta do prefeito de abertura de linhas de crédito de até R$ 10 mil para os formandos nos cursos ofertados pela prefeitura, para aquisição de ferramentas e equipamentos necessários para o início de um empreendimento pessoal, que vai oportunizar a inserção no mercado de trabalho seja como empregado ou um microempreendedor. “Essa oportunidade criada pelo prefeito vai fazer a diferença na vida daqueles que concluírem os cursos ofertados pela gestão, e que vão poder fazer um incremento real na renda pessoal e familiar de cada trabalhador que aproveitar essa oportunidade de se qualificar e se inserir no mercado de trabalho”, ponderou.
Lembrando que os interessados em participar em qualquer um dos cursos pode se inscrever diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região. “Todas as unidades de Cras estão preparadas para fazer a inscrição desses cursos que serão um caminho para a realização de uma atividade profissional e geração de renda para muitas famílias” para os inscritos nessa primeira fase do projeto “Rondonópolis mais Profissionalizada”, as aulas começam no próximo dia 22.
Ressaltando que cada curso será realizado em um polo distinto. Por exemplo: o curso de manutenção de motos que tem carga de 50 horas/aula e será realizado nas segundas, quartas e quintas-feiras das 19h às 22h no CRAS- Ana Carla.
Com uma carga horária de 78 horas/aula, o curso de instalador de energia solar vai acontecer no período matutino, das 7h às 11h na sede da Cáritas Diocesana na Vila Operária.
Quem se inscrever para o curso de instalação e manutenção de ar-condicionado vai assistir às aulas na sede da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, no antigo aeroporto. As aulas vão acontecer das 13h às 17h somente nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Lembrando que a idade mínima para se inscrever em qualquer um dos cursos é 16 anos.