|Pandemia Estabilizada|: Mato Grosso deve desativar cerca de 130 leitos exclusivos para Covid-19
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo assegurou na manhã desta quarta-feira (1º) que pelo menos 130 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 serão desativados nos próximos dias para atender outras comorbidades.
“Nós estamos prevendo numa primeira etapa desativar 130 leitos. Isso automaticamente leva a nossa taxa de ocupação a 65% aproximadamente, que é uma margem segura. Nós ainda teremos ainda uma gordurinha para queimar caso haja um acréscimo de casos”, disse à imprensa.
Segundo Gilberto, a manutenção desses leitos, sem pacientes, tem grandes custos aos cofres públicos. “Os órgãos de controle estão verificando. Então, a gente precisa também tratar o recurso com a seriedade que necessita, mas tomar decisões corretas”, ressaltou.
No entanto, se houver aumento substancial de novos casos confirmados de coronavírus, o Estado deverá retornar os leitos de UTI para atender exclusivamente no tratamento da doença. “Se houver, infelizmente, um reconhecimento no aumento o número de casos da doença, aí nós vamos ter que reativar os leitos”, apontou.
Casos de Covid-19 em MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (31), 520.329 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 13.477 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Foram notificadas 1.064 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado.
Dos 520.329 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 6.612 estão em isolamento domiciliar e 499.173 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, 248 internações em UTIs públicas e 162 em enfermarias públicas.
fonte;hnt