Pacientes recebem cirurgias ortopédicas ofertadas pela Prefeitura de Rondonópolis

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Após uma cirurgia feita em 14 de abril ao passar pela Central de Regulação de Rondonópolis , o motoboy Cristiano Aparecido da Silva tem, agora, uma experiência feliz para contar. Antes, segundo ele, foram vários anos aguardando vaga no Hospital Regional por uma intervenção cirúrgica no joelho. 

“Tive um acidente de moto em 2017 e quebrei o joelho, a tíbia, a fíbula e o pé. Na época, fui atendido no Hospital Regional, onde, na primeira cirurgia, operaram a tíbia, a fíbula e o pé. Dentro de um ano já estava tudo bem nessas áreas, menos no joelho e, por isso, eu andava mancando e não conseguia esticar a perna. A promessa do Regional foi de que a operação do joelho seria marcada para dezembro de 2018, mas ela só ocorreu em abril de 2019. Porém foi preciso refazer o procedimento”, recapitula o entregador.

Por causa da necessidade dessa nova cirurgia, Cristiano se internou nesse hospital em fevereiro de 2020. “Apesar da internação e do procedimento ter sido marcado, não fui operado. A explicação que recebi no Regional foi que as cirurgias eletivas foram suspensas por conta da pandemia”, rememora.

A solução veio depois que Cristiano recorreu à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Rondonópolis, no início de 2021. “Em março, resolvi entrar em contato com a Central de Regulação de Rondonópolis e a operação logo foi agendada no Hospital Otorrino, em Cuiabá, para o dia 14 de abril. O Município ainda disponibilizou uma van para me levar até lá”, narra o trabalhador de delivery, se referindo à parceria que a SMS estabeleceu com o Hospital Otorrino desde setembro do ano passado.

Através desse convênio, a Prefeitura de Rondonópolis financia intervenções cirúrgicas no hospital cuiabano. Desde dezembro de 2020 – quando começaram efetivamente as regulações – até hoje, 142 cidadãos rondonopolitanos foram beneficiados com consultas ortopédicas para, após avaliação médica, ser definido o tratamento adequado em cada caso. Desse grupo, 80 indivíduos precisaram dos serviços ofertados pela SMS que incluem operações de ombro, de joelho e da síndrome do carpo, retirada de material de síntese, reconstrução de ligamento e de perda óssea e ressecção de cisto, entre outros . 

“Achei que a cirurgia foi super-rápida e tudo ocorreu com muita tranquilidade. Além disso, o tratamento que recebi da equipe médica foi classe A, fui muito bem acolhido, todos foram bastante atenciosos”, avalia Cristiano. Hoje, passada mais de uma semana da realização da operação, o motoboy compartilha a sensação de conforto após o procedimento: “Finalmente, depois das sessões de fisioterapia vou poder voltar a trabalhar e ter uma vida ativa, uma vida normal, como antes”.

Quem precisa de cuidados no sistema músculo-esquelético pode ligar para o telefone 3422-0214 da Central de Regulação de Rondonópolis ou comparecer pessoalmente na Avenida Frei Servácio s/n, Bairro Santa Cruz (ao lado do SAE, onde era a antiga Farmácia de Manipulação), entre 6h e 17h.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *