OPORTUNIDADE CIDADÃ|: ALMT aprova criação de Programa de Ressocialização para jovens em situação de vulnerabilidade social

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso, aprovou em segunda votação na última Sessão Parlamentar (26) o Projeto de Lei 134/2023, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que cria o Programa Estadual de Ressocialização e Geração de Renda a menores infratores em situação de vulnerabilidade social.

O programa tem como principal objetivo promover a reintegração desses jovens à sociedade, oferecendo qualificação profissional, formação técnica e desenvolvimento de habilidades que favoreçam sua inserção no mercado de trabalho. A iniciativa atenderá, prioritariamente, adolescentes entre 16 e 21 anos que cumprem medidas socioeducativas de privação ou restrição de liberdade, além de egressos do Sistema de Atendimento Socioeducativo e jovens em situação de risco social.

A proposta busca proporcionar aos participantes oportunidades de aprendizado e autonomia, estimulando o senso de responsabilidade, iniciativa e empreendedorismo. Para isso, o programa contará com cursos de formação e capacitação, alinhados ao desenvolvimento físico, moral e psicológico dos adolescentes.

A implementação do programa será viabilizada por meio de parcerias com entidades formadoras, órgãos da administração pública, instituições executoras de medidas socioeducativas e outras organizações que possam contribuir para a ressocialização e empregabilidade desses jovens.

O deputado Thiago Silva destacou a importância da medida para transformar vidas e reduzir a reincidência no crime. “Nosso foco é oferecer novas oportunidades de ressocialização, aprendizado profissional e educação. Acredito que, quando os jovens têm acesso a oportunidades concretas, podemos reduzir a criminalidade e construir um futuro melhor para toda a sociedade”, afirmou.

Após a aprovação na ALMT, o projeto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *