|OPERAÇÃO TRILHA DE ALGODÃO|: PF apreende BMW e prende integrantes de quadrilha do tráfico
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta quarta-feira (15), a Operação Trilha de Algodão, contra integrantes de um grupo criminoso especializado em tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais.
Ao todo, a operação cumpriu quatro mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca em apreensão.
Conforme a PF, a investigação apurou que o grupo atuava nos estados do Mato Grosso e Rondônia. Sendo assim, as ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Criminal de Rondonópolis e cumpridas em alvos residentes na cidades de Sapezal, Campos de Júlio e Vilhena (RO).
Também é investigada a estratégia de lavagem de dinheiro montada pelo grupo criminoso, que se utiliza de comércios – como tabacarias e bares – espalhados pelo estado para movimentar os valores ilícitos recebidos. Algumas dessas lojas também foram alvos.
Na ação, os policiais apreenderam quatro veículos, entre eles uma BMW 320i – que tem valor inicial de R$ 307,9 mil -, e um Hyundai Sonata. Também foram encontradas e apreendidas duas armas de fogo e 250 litros de combustível.
Investigações
As investigações se iniciaram em 23 de outubro de 2023, após 675 kg de cloridrato de cocaína serem apreendidos na cidade de Rondonópolis, numa atuação conjunta da PF e PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Pelos trabalhos conjuntos das duas forças, foi possível identificar o modus operandi do grupo criminoso. Eles utilizavam carretas-bitrem carregadas com caroço de algodão para transportar as drogas. Elas tinham destinal final o estado de São Paulo.
Assim, em menos de dois anos, a PF e a PRF conseguiu interceptar quase duas toneladas de cocaína ligadas ao grupo. Também foi identificado um patrimônio de R$ 5 milhões pertencente a eles.
O investigação segue em andamento.
midianews.