NÚMEROS EM ALTA|: Dengue regista aumento de 72% em duas semanas e MT entra em alerta amarelo para doença
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O estado de Mato Grosso registrou um aumento de 72% nos casos de dengue nas duas últimas semanas, conforme consta no painel do Ministério da Saúde que acompanha o avanço da doença no Brasil, nesta quarta-feira (6). Prestes a atingir a marca de 9 mil casos em monitoramento, a incidência de infecção também mais que dobrou ao longo de 15 dias, entrando em alerta amarelo.
No dia 20 de fevereiro, eram 5.166 casos ao total, e, a incidência era de 109,7 a cada 100 mil habitantes. Taxa essa considerada ‘verde’, de baixa transmissão.
Agora, cerca de duas semanas depois, o Estado monitora 8.906 casos pela doença e encontra-se com a taxa de infecção em 243,4 a cada 100 mil habitantes, essa já é considerada ‘amarela’.
Quanto a classificação dos casos, são 7.161 confirmados e 1.775 prováveis. Ainda conforme o painel, 8 mortes pela doença já foram registradas, 4 confirmadas e outras 4 investigadas.
Classificada como uma doença imunoprevenível, em dezembro de 2023 a vacina contra dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Apesar do alerta diante do número crescente sobre a transmissão da doença, Mato Grosso ficou de fora da lista dos estados que receberão doses da vacina.
Semana D
Diante do aumento gradativo dos casos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá realizar a “Semana D” contra a dengue entre 18 e 30 de março de 2024.
A “Semana D” propõe um cronograma intitulado “Ação Casa Limpa”, que consiste na visita a estabelecimentos e residências para eliminação dos criadouros, visando a limpeza e o recolhimento de possíveis criadouros. O Estado planeja a ação, mas contará com o apoio dos municípios, que são responsáveis pela a execução das ações de combate às arboviroses.
leiagora.