|Novo Cronograma|: Rondonópolis começa a aplicar 3ª dose em pessoas acima de 18 anos
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Mantendo seu posto de cidade exemplo na luta contra a covid-19, Rondonópolis saiu na frente outra vez e iniciou nesta segunda-feira (22) a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 18 anos. Conforme novo cronograma, aqueles que receberam a segunda dose até 15 de fevereiro, 28 de fevereiro, 10 de março, 20 de março e 31 de março, já podem procurar um dos polos para receber o reforço.
A Secretaria de Saúde definiu que, aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 15 de fevereiro já seriam vacinados nesta segunda. Os que foram vacinados até o dia 28 de fevereiro, devem comparecer nesta terça (23); quarta (24), até o dia 10 de março; quinta (25), até 20 de março; e na sexta (26), até 31 de março.
Também está sendo feita a aplicação da 3ª dose em pessoas com mais de 60 anos e imunossuprimidos. Esse reforço é para quem recebeu a 2ª dose há mais de cinco meses, no caso das pessoas com mais de 60 anos. No caso dos imunossuprimidos, devem comparecer aqueles que tomaram a segunda dose há mais de 28 dias.
“Peço que a população continue colaborando e indo aos postos se vacinar. Tomem a segunda dose e a terceira dose, porque a imunização vai diminuindo com o tempo e por isso é preciso o reforço na vacinação. Esse é o nosso propósito e vamos continuar com as fiscalizações e com a exigência do passaporte para manter a cidade como exemplo para o estado e para o país”, reforçou o prefeito José Carlos do Pátio (SD), durante coletiva de imprensa.
Na última quinta-feira (18), o município foi premiado no “Imuniza Mais MT” em reconhecimento às melhores performances de vacinação contra a covid-19 e Influenza. O valor do prêmio foi de R$ 300 mil e será investido na compra de aparelho de Raio X para o Hospital Municipal.
“É um incentivo financeiro que vem a somar ao município momento de pandemia. É um recurso que entra para os gestores fazerem novos investimentos em saúde para cuidarmos da população; para cuidar das pessoas que estão precisando nos quatro cantos desse estado”, avaliou Vinícius Amoroso, secretário municipal de Saúde, durante o evento de premiação realizado no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
O secretário reforçou que apesar do reconhecimento, é preciso comprometimento da população para manter as boas práticas. “Nós continuamos chamando a população que ainda não se vacinou, não tomou as doses, para que procurem um dos nossos postos de saúde para se imunizar. Até porque o que salva e o que traz esperança é a imunização e a vacina. Então vacina no braço já; vacina no braço sim. É isso o que nós precisamos, e é isso o que nós queremos para a nossa gente, para a nossa população”.
O município também está ofertando a 1ª dose para adolescentes com mais de 12 anos.
PASSAPORTE DA VACINA
A apresentação do comprovante de vacinação continua valendo na cidade, segundo o prefeito José Carlos do Pátio. Todos devem apresentar o documento para ter acesso aos estabelecimentos do município, bem como em eventos em que exista a circulação de mais de 50 pessoas. A exigência é definida por decreto municipal e o não cumprimento pode gerar multa aos estabelecimentos.
“O passaporte da imunização vai continuar porque países da Europa, nos Estados Unidos e outros países já registram a volta da Covid-19 e se nós não mantermos essa posição, poderemos começar a registrar infecções novamente, mesmo em um momento tão positivo como este”, avaliou o prefeito.
“Devemos muito ao passaporte da vacinação, que permitiu que nós vacinássemos mais pessoas e pudéssemos estar vivendo esse momento mais tranquilo e mais calmo pelo qual passamos agora, com mais de 35 dias sem mortes e redução nas infecções”, acrescentou Vinícius Amoroso.
SEM MORTES
Rondonópolis já está há mais de um mês sem registras óbitos por covid-19. A última morte registrada foi no dia 13 de outubro, e até este domingo (21), 28 pessoas estão internadas e 13 sendo monitoradas. O município perdeu 942 pessoas e registrou 38.479 casos. O total de recuperados é de 37.468.
LOCAIS DE VACINAÇÃO
A população deve procurar os postos de saúde dos bairros Parque das Rosas, Pedra 90, Padre Rodolfo, Serra Dourada, Canaã, Ipiranga, Mathias Neves, Itapuã, Cardoso, Alfredo de Castro, Conjunto São José, Cohab, Cidade Alta e Jambrapi. O atendimento é realizado das 8h às 10h30 e das 13h às 16h. Também estará disponível na Central de Vacinação, das 14h às 20h. Uma outra opção para a população é o drive-thru na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), das 8h às 11h.
DOCUMENTOS
Quem vai receber a vacina a primeira dose deve apresentar identificação original com foto, número do CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Para as segunda e terceiras doses, é importante levar também o comprovante das aplicações anteriores.
fonte;estadãomt