NADA DE CHUVA|: Calor e tempo seco serão mais extremos em setembro

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Agosto terminou, mas o calor e o tempo seco não deixarão os mato-grossenses “em paz” neste mês de setembro, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As altas temperaturas devem prevalecer praticamente iguais às do mês passado, com Cuiabá, a capital do estado, podendo chegar a atingir 42ºC.

“As temperaturas já são altas, em média, estamos falando de média de 36ºC, e podem superar isso. Um calor intenso e prolongado”, informou o meteorologista da Climatempo, Vinicius Lucyrio, ouvido pelo g1.

Não há indicativo de chuva acima da média para nenhuma área. Lucyrio destaca que, pelo menos no norte de Mato Grosso, na divisa com Rondônia e Amazonas, há um indicativo da volta gradual das chuvas no fim do mês.

Decreto
Na última sexta-feira, 30 de agosto, o Governo de Mato Grosso declarou situação de emergência no estado devido à seca severa e aos incêndios florestais que atingem diversas regiões de Mato Grosso.

O Decreto nº 989/24 tem duração de 180 dias e considera o aumento significativo dos registros de focos de calor e incêndios florestais em Mato Grosso, especialmente no Pantanal.

Com o decreto, as autoridades competentes, coordenadas pelo Governo do Estado, ficam autorizadas a adotar todas as medidas necessárias à prevenção e ao combate aos incêndios florestais, como a compra de bens e materiais, com dispensa de licitação.

A Defesa Civil Estadual também deverá adotar as medidas administrativas necessárias para garantir o reconhecimento federal da situação de emergência em Mato Grosso, possibilitando o recebimento de ajuda complementar e recursos da União para o combate aos incêndios.

A medida leva em consideração as condições climáticas e meteorológicas adversas em Mato Grosso, de estiagem prolongada, altas temperaturas, ondas de calor, baixa umidade relativa do ar e ventos intensos, que criam condições favoráveis à ocorrência dos incêndios, bem como os prognósticos que apontam a continuidade desses fenômenos.

estadãomt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *