NA ALMT|: Botelho garante que ainda nesta segunda será instalada a Comissão de Ética para julgar Cattani

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Com agenda cheia, o deputado estadual Eduardo Botelho (União) voltou de licença na manhã desta segunda-feira (12) e já está resolvendo os “pepinos” da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Como presidente da Casa, o parlamentar garantiu que ainda nesta segunda irá instalar a Comissão de Ética que irá analisar e julgar as falas de Gilberto Cattani (PL), acusado de atitudes machistas.

Também é compromisso de Botelho tentar convencer os colegas a darem um tempo maior para discutir o projeto de lei do Executivo Estadual que visa instaurar a proibição de cinco anos para o transporte, armazenamento e comercialização da pesca em Mato Grosso.

Botelho se licenciou da Assembleia por mais de 40 dias e deixou a deputada Janaina Riva (MDB) no comando da Casa de Leis. Durante esse tempo, algumas polêmicas se instauraram na Assembleia, com destaque para as falas de Cattani e a discussão do chamado “PL do Transporte Zero”.

Instalação da Comissão de Ética

Durante conversa com a imprensa na manhã desta segunda, Botelho garantiu que, até o fim do dia, o Conselho de Ética que irá analisar as falas e os vídeos machistas de Gilberto Cattani será oficialmente instalado na Casa de Leis. “Vamos tomar uma posição ainda hoje. Vamos instalar o Conselho de Ética e vamos tomar outras providências e até o fim da tarde vocês vão tomar conhecimento”, disse o deputado.

Botelho tem evitado tecer comentários sobre o caso Cattani, mas acredita que o processo disciplinar que tramita na Casa de Leis contra o parlamentar deve resultar em algum tipo de punição. Antes de instalar a Comissão de Ética, o presidente deve cobrar dos blocos a indicação dos nomes dos deputados que irão compor o grupo.

Até o momento, apenas dois blocos indicaram nomes para compor a Comissão. Trata-se dos blocos “Experiência e Trabalho”, que indicou o nome do deputado estadual Wilson Santos (PSD) como titular e Diego Guimarães (Republicanos) na suplência; e o bloco “Parlamentares Unidos”, que colocou o nome do deputado estadual Max Russi (PSB). 

PL da Pesca

Quanto ao PL da Pesca, Botelho afirma que a questão é muito delicada e que deve ser discutida com toda a cadeia produtiva da pesca no Estado. Além disso, os valores que serão pagos como compensação pecuniária aos pescadores profissionais também deverão ser debatidos com mais tranquilidade.

“Quero conversar com os deputados hoje pra ver se eles me dão mais tempo para discutir, para ver as cadeias produtivas, o valor que está sendo pago, os valores a partir do segundo ano são muito poucos, me parece também que são três anos, se quer encerrar em três anos, é porque quer parar de vez. Então, essas são as discussões”, disse o deputado.

Outra agenda que o deputado buscará preencher no dia de hoje será uma reunião de retorno com o governador Mauro Mendes (União).

leiagora.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *