MT: Sintep diz que profissionais da educação não retornam às aulas em três agosto

DA REDAÇÃO:LEIAMT

As aulas presenciais na rede estadual de ensino de Mato Grosso não vão começar no dia três de agosto, como previa a Secretaria de Estado de Educação.

Em recente reunião virtual, o Sintep, Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, decidiu que as aulas presenciais não retornam até que os profissionais tenham tomado as duas doses da vacina e até que o processo de imunização da vacinação avance de forma significativa.

O posicionamento contraria a decisão tomada, na semana passada, pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

No último dia de junho, os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Mauro Mendes que retirava a vacinação dos profissionais da categoria da lista de condicionantes para a garantia do retorno das aulas presenciais. 

O sindicato aponta que o registro de mais de mil mortes por dia no país, e cerca de 30 óbitos no estado, não dão segurança para que os profissionais retornem às salas de aulas com os estudantes.

Eles alegam ainda ausência de condições estruturais nas escolas para efetivar protocolos de segurança, falta de planejamento da Seduc para o retorno, além da ausência de diálogo com os trabalhadores.  

“A maioria dos profissionais da educação tomou um dos imunizantes que é necessário três meses até a segunda dose, logo, não há condições de retornar no dia três de agosto. Além disso, esperamos que a Seduc apresente um programa de recuperação da defasagem desse período para os nossos estudantes”, afirmou o presidente do Sintep, Valdeir Pereira.

Por outro lado, a Seduc garantiu que, apesar da decisão do Sintep, não houve alteração no calendário. Portanto, a data para o retorno das aulas em regime híbrido está mantida para o dia três de agosto.

fonte;sápicua

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *