Morre Dom Pedro Casaldaliga, cerimônia de despedida terá 3 velórios
Morreu na manhã deste sábado (08), em Batatais, São Paulo, Dom Pedro Casaldáliga, 92 anos, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e missionário claretiano. Ele estava internado na UTI com problemas respiratórios. O estado de saúde dele era considerado grave. O teste de coronavírus deu negativo.
Ele foi transferido de MT para SP no dia 4 de agosto. O bispo também sofria de mal de Parkinson.O corpo será embalsamado e o velório irá ocorrer em três locais: Em Batatais (SP) neste sábado, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, em Ribeirão Cascalheira, na segunda-feira (10) e em São Félix do Araguaia, onde será enterrado, ainda sem previsão de dia.
Missa pelo youtubeA missa de exéquias será celebrada, em Batatais, no dia 09 de agosto de 2020 às 15h, e será transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0.HistóricoDom Pedro teve a vida pautada pela defesa dos povos indígenas e da reforma agrária e era conhecido como bispo dos direitos humanos. Nascido Pere Casaldàliga i Pla em 16 de fevereiro de 1928, no município de Balsareny (província de Barcelona, na Espanha), Pedro Casaldáliga chegou a Mato Grosso em 1970 para atuar como o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia.
O bispo foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário da Comissão Pastoral da Terra, que atua na defesa de indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores do campo.Casaldáliga teve forte atuação junto aos pobres e em defesa da democracia. Ele também se destacou por suas poesias que abordam a urgência da reforma agrária.
Fonte:reportermt