|MERECIDO RECONHECIMENTO|: Júnior Mendonça homenageia comunidade indígena

DA REDAÇÃO: LEIAMT

Na última Sessão Ordinária do mês de abril, ocorrida nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Rondonópolis, o vereador Júnior Mendonça (PT), presidente do Legislativo, homenageou vários membros de comunidades indígenas.

As Moções de Aplausos foram concedidas à Maria Divina de Arruda, 63 anos, nascida em 04 de março de 1960, atualmente professora aposentada. Moradora da Aldeia Jokuria, ela faz parte do Clã Tugaregue e sub-clã Paiwe. Tem mais de 30 anos de contribuição e dedicação a educação escolar aos povos indígenas.

Pioneira em sua função, Maria é referência para outras mulheres jovens nos ensinamentos tradicionais da etnia Bóe Bororo. Uma líder nata e ciente do seu papel na convivência social e na transferência de conhecimentos para outras gerações.

Ricardo Butore também foi homenageado. Ricardo Butore, 52 anos, nascido em 08 de setembro de 1970 é um dos pioneiros da Aldeia Tadarimana e pertencente ao Clã Tugaregue e ao sub-clã Iwagudu Ku jagureu.

Uma Moção de Aplausos também foi entregue a Joaquim Toroa,
62 anos de idade.
Nascido em 12 de outubro de 1961, é chefe cultural da etnia Bóe Bororo e morador da Aldeia Areme Ewororo. Pertence ao clã Tugaregue e ao sub-clã Apiboregue. Ele acredita na missão de transmitir os conhecimentos milenares da etnia Boé Bororo aos mais jovens, para a manutenção e fortalecimento de seus antepassados.
É um dos mais antigos indígenas remanescentes que detém conhecimentos da cultura

E por fim, Ismael Atugoreu
55 anos, nascido em 15 de outubro de 1967, também foi homenageado.
Morador da Aldeia Gomes Carneiro, ele é chefe cultural da etnia Bóe Bororo e técnico em enfermagem. Pertence ao clã Tugaregue e ao sub-clã Kie. Acredita na missão de transmitir os conhecimentos milenares da etnia Boé Borgro aos mais jovens, para a manutenção e fortalecimento de seus antepassados.

As honrarias, propostas e entregues pelo vereador Júnior Mendonça, foi em atenção a um requerimento do Secretário Municipal de Cultura, Pedro Augusto.

A ideia foi honrar a história, já comemorada no dia 19 abril (Dia Índio). O parlamentar destacou a participação dos demais vereadores na aprovação da proposta, estendendo o mérito das homenagens ao colegiado.

Pedro Augusto, que participou da cerimônia de homenagem, destacou o papel relevante da etnia Bóe Bororo na construção de Rondonópolis.

“É muito importante a valorização dos povos indígenas e o sucesso do trabalho desenvolvido em favor das aldeias indígenas daqui de Rondonópolis é reflexo do apoio recebido da Câmara de vereadores frente à aprovação dos projetos sociais”, destacou o secretário.

Pedro Augusto também pontuou os avanços alcançados pela Aldeia Tadarimana através dos serviços públicos municipais em parceria com a Câmara, pois tudo passa pelo crivo do Legislativo.

“Atualmente a aldeia dispõe de Posto de Saúde, escolas com salas dotadas de ar condicionado, quadra esportiva coberta, poços artesianos, rede de abastecimento de água, entre outros investimentos”, Pedro Augusto.

Na oportunidade, o secretário convidou a Câmara de vereadores a participar da construção de um projeto junto à Secretaria Municipal de Educação, em consideração a história da cidade, inserindo no contexto, a real participação da comunidade indígena.

“Precisamos contar a nossa história, a verdadeira história. E que isso faça parte do material didático e seja inserido na grade curricular do Ensino Público Municipal”, finalizou Pedro Augusto, se referindo aos primeiros povos da “Terra de Rondon”; os indígenas.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *