|Liberados para Campanha|: Para evitar esvaziamento, AL antecipa sessões de setembro e voltará após eleições
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Os deputados estaduais aprovaram uma sugestão feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), de realizar todas as sessões previstas para setembro no início do mês, para que os parlamentares fiquem liberados até a eleição geral, prevista para o dia 2 de outubro.
A proposta foi aprovada sem nenhum posicionamento contrário durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 10 de agosto. A medida foi apresentada para evitar os esvaziamentos das sessões devido ao período eleitoral, já que a ampla maioria dos deputados deve buscar a reeleição. Na última semana, por exemplo, não houve votação dos projetos que estavam na pauta devido à falta de quórum.
As reuniões dos parlamentares no plenário acontecem apenas uma vez na semana, às quartas-feiras.
As próximas sessões de agosto serão realizadas nos dias 17, 24 e 31. Para o dia 24, foi agendado um encontro para deliberar apenas sobre os vetos do governador Mauro Mendes (União) a projetos que foram aprovados pela Assembleia.
Devido ao feriado do dia 7 de setembro, a sessão seria antecipada para o dia 6. Porém, a pedido do deputado Gilberto Cattani (PL), o encontro foi adiantado para o dia 5 de setembro, segunda-feira. Para este dia, estão previstas quatro sessões para ‘limpar a pauta’.
Depois disso, os deputados só voltarão ao plenário em caso de votação de projeto em caráter de urgência ou no dia 5 de outubro, primeira quarta-feira após a eleição geral.
Dos 24 deputados, 22 foram lançados à reeleição e dois devem disputar uma cadeira na Câmara Federal.
estadãomt.