|LEVANTAMENTO|: MDB é o partido que mais tem filiados em Rondonópolis, veja os campeões

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Um levantamento feito junto à Justiça Eleitoral mostra que o MDB é ainda o partido com o maior número de filiados em Rondonópolis.

A base de dados é a última divulgação de eleitores aptos a votarem em 2022, portanto é de maio deste ano, e mostra o MDB na liderança com um total de 3.613 filiados (veja gráfico abaixo).

O motivo para que a sigla lidere esse quadro está relacionado à tradição do partido, que desde 1982, elege vereadores na cidade e já chegou a eleger nestes últimos 40 anos, quatro prefeitos para o cumprimento de mandatos.

Bezerra eleito em 82 e novamente em 92, Alberto Carvalho eleito em 96 e Zé Carlos do Pátio eleito em 2008.

Na segunda posição deste ranking está o Solidariedade, que conta 2.499 filiados. No entanto, esse grupo de filiados deve-se a força do prefeito Zé Carlos do Pátio e a tendência é uma grande migração para o PSB, atual partido do prefeito.

O PSB tem aptos para o processo eleitoral deste ano, um total de 629 filiados, além do prefeito estão na sigla, o vereador Roni Magnani e a vereadora Marildes Ferreira, que são pré-candidatos a deputado estadual pela sigla, além da primeira dama Neuma de Morares que é pré-candidata a federal pelo partido.

No mesmo levantamento, o terceiro partido de Rondonópolis, em termos de filiados é o Partido Liberal (PL) com um total de 1.892. Isso se deve ao fato da sigla ser tradicional na cidade e com líderes conhecido como o presidente Jair Bolsonaro, que trouxe novos filiados ao partido, o senador Wellington Fagundes e os ex-vereadores Ananias Filho, Zé Márcio Guedes e Rodrigo da Zaeli.

Neste ranking, a quarta posição pertence ao Cidadania com um total de 1.632. O partido é ainda rico em filiados devido ao fato de ter sido muito forte na década passada, onde ainda era o PPS e elegeu Percival Muniz duas vezes e Adilton Sachetti.

Fora isso, o antigo PPS e hoje Cidadania foi partido do ex-governador Blairo Maggi.

Percival hoje está no MDB, Sachetti no Republicanos e Maggi no PP.

O União Brasil é o quinto partido com o maior número de filiados. A sigla conta com um total de 1.366 filiados. O partido conta com representantes da velha guarda da política local como o ex-prefeito Zanete Cardinal, o empresário Israel Borges, o Israel Rolamentos e o espólio do grupo do PSL, ex-partido de Jair Bolsonaro, no caso, o vereador Marisvaldo Gonçalves e a empresária Marchiane Fritzen, que é pré-candidata pela sigla a deputada federal.

O PT é o sexto partido de Rondonópolis, em números de filiados, com um total de 1.103.

Na sétima posição está o PSDB, que conta com um total de 973 filiados, entre eles o ex-governador Rogério Salles e o vereador Carlos Guinâncio, o Subtenente Guinâncio, pré-candidato a deputado estadual.

O oitavo maior partido da cidade é o PDT que conta com 761 filiados.

O nono partido é o PTB, com um total de 687 filiados e que conta com o vereador Beto do Amendoim e o pré-candidato a estadual, Cláudio Ferreira, o Paisagista. A sigla é considerada de extrema direita e tem recebido entre os novos filiados bolsonaristas mais radicais, como o empresário Michel Pagno, pré-candidato a deputado federal.

O décimo maior partido de Rondonópolis é o PP com 647 filiados.

Dentre os 33 partidos com filiados na cidade os que tem menos integrantes são: UP com um filiado, PSTU e PCO com dois filados e PCB com três integrantes.

Lucas Perrone – Da Redação 


Fonte: Justiça Eleitoral

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *