IRREGULARIDADES|: Rondonópolis tem 7 denúncias registradas no “Pardal” da Justiça Eleitoral

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Desde o início do período de propaganda eleitoral em 16 de agosto, até ontem (28), Rondonópolis teve 7 denúncias de propaganda irregular registradas no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral. Em Mato Grosso, são 390 denúncias registradas, sendo que somente o município de Sinop, registrou 51.

Em Mato Grosso, a maior parte das denúncias se refere a propaganda irregular de candidatos a vereador. Elas somam 208 enquanto as denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral de candidatos a prefeito chegam a 128.

Em todo o Brasil, foram registradas 16.165 denúncias, sendo 3.209 em São Paulo, 1.834 em Pernambuco e 1.788 em Minas Gerais, que foram os Estados que mais registraram denúncias no período.

Pelo aplicativo Pardal 2024, que foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral e liberado para receber denúncias em 16 de agosto, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada. Pelo PardalWeb também estão disponibilizadas as estatísticas e o cidadão pode acompanhar o andamento das denúncias.

Como usar o Pardal

Para fazer denúncias pelo “Pardal”, o cidadão precisa baixar o aplicativo. A Justiça Eleitoral informou que a versão atualizada pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).

Também já estão em funcionamento, além do Pardal Móvel, os seguintes serviços: Pardal Web e Pardal ADM. O Pardal, entretanto, somente recebe denúncias de propaganda eleitoral irregular.

Dentro do próprio aplicativo há um botão que direcionará as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais. Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.

atribunamt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *