|INQUÉRITO|: STF bloqueia contas de empresas de MT financiadoras de atos antidemocráticos
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou no dia 12 deste mês o bloqueio de contas bancárias de 42 empresas e empresários de Mato Grosso (íntegra ao final da matéria) que estão financiando atos antidemocráticos em Brasília, cujo foco é questionar a legalidade das urnas eletrônicas e o resultado do segundo turno das eleições presidenciais que deu a vitória ao petista Luiz Inácio Lula da Silva.
A decisão atendeu pedido da Polícia Federal que identificou a chegada de 115 caminhões saindo de Mato Grosso em direção à Brasília para protestar em frente aos quartéis do Exército.
O ministro Alexandre de Moraes manifesta em um dos trechos da sua decisão preocupação com os protestos dos quais classifica de antidemocráticos.
“Verifica-se o abuso reiterado do direito de reunião, direcionado, ilicíta e criminosamente, para propagar o descumprimento e desrespeito ao resultado do pleito eleitoral Presidente e Vice-Presidente da República, cujo resultado foi proclamado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 30/10/2022 com consequentemente rompimento do Estado Democrático de Direito e a instalação de um regime de exceção”, afirma.
Ainda foi determinado que a Polícia Federal também colha depoimentos de todas as pessoas físicas identificadas e dos representantes legais da empresa em um prazo de 10 dias.
hnt.