|IMPORTANTE PAPEL|: Thiago Silva é eleito presidente da Comissão de Educação da ALMT
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) foi eleito por unanimidade, nesta quarta-feira (15), presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa. Essa é a segunda vez que o parlamentar preside a bancada, com o propósito de gerar mais avanços no setor educacional, na área tecnológica, no esporte e na cultura do estado de Mato Grosso.
“Agradeço a Deus por essa oportunidade. Também, aos colegas parlamentares pela confiança e dizer que é uma satisfação estar à frente da Comissão de Educação, em que faço questão de participar desde o primeiro ano de mandato, aqui na Assembleia. Eu sou um apaixonado pela educação e acredito que não tem outro caminho para mudarmos a realidade social, de um Estado e de uma nação – se não for por meio desta importante área”, explanou o novo presidente.
Ele declarou que, juntamente com outros parlamentares, nestes últimos quatro anos, lutaram para obter avanços significativos na educação. Logo, exemplificou o caso de denúncias das condições insalubres da comunidade em escolas de latas ou contêineres que tiveram repercussão nacional nos veículos de comunicação do país. “No meu primeiro ano de mandato parlamentar, em 2019, tivemos esse grande desafio. Fomos em vários municípios para conhecer a realidade de perto e buscar soluções para mudar a situação”, lembrou.
Thiago Silva disse que, na última legislatura do Parlamento Estadual, trabalharam para garantir reformas e construções de novas escolas, climatização nas salas de aulas, formação dos professores, investimentos na área tecnológica e fornecimento de materiais didáticos. “Agradeço a equipe da Seduc por atender às nossas reivindicações e que tem trabalhado muito para melhorar a educação do nosso Estado”, comentou.
Ele reconhece que há muito ainda para avançar, pois os índices educacionais ainda não alcançaram o mesmo nível que está o crescimento econômico de Mato Grosso. Ele espera que o Estado que é campeão na produção agrícola, seja também referência na produção de conhecimento. O parlamentar acrescenta que defende novos investimentos maciços em ciência e tecnologia para tornar as escolas públicas mais atrativas, modernas e inclusivas – neste momento de pós-pandemia da Covid-19.
O deputado pontuou sobre a importância no aumento dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principalmente no ensino médio – que é responsabilidade do Estado. Em relação à Unemat, buscará trabalhar para que o custo e benefício dos cursos sejam realmente vantajosos para o cidadão mato-grossense e atenda a demanda local.
Ao finalizar a explanação, Thiago reafirmou o compromisso de trabalhar para gerar os resultados esperados pela sociedade, junto aos integrantes da Comissão de Educação, composta pelo vice-presidente Beto Dois a Um (PSB), e os membros titulares Valdir Barranco (PT), Cláudio Ferreira (PTB) e Fábio Tadin (PSB). “Podem ter certeza que a condução dos trabalhos será feita de forma democrática, ouvindo todos e definindo aquilo que for melhor para melhorar a educação, tecnologia, esporte e cultura. Muito obrigado pela confiança”, finalizou.