IDADE NOVA|: Veterano Carlos Bezerra chega aos 82 anos idade e longe da vida pública
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O ex-senador, ex-governador e ex-deputado federal Carlos Bezerra comemora hoje 82 anos de idade. Bezerra que desde o ano passado está fora da vida pública, quando tentou sem sucesso a reeleição ao cargo de deputado federal.
A última aparição de Bezerra em um evento público em Rondonópolis, seu berço político, foi em março, durante a inauguração do residencial Celina Bezerra, que leva o nome da sua mãe, que teve a participação do presidente Lula.
Nascido em Chapada dos Guimarães, Bezerra começou a sua carreira no Movimento Estudantil. Advogado, formado pela UFMT, Bezerra conquistou o seu primeiro mandato em 1974, quando foi eleito deputado estadual e 78 foi eleito a federal. No entanto, a grande vitória na carreira política dele foi em 1982, quando venceu uma eleição em que não parecia como favorito. Bezerra entrou como candidato com a missão partidária de fortalecer o MDB de Rondonópolis, saindo candidato a prefeito.
No entanto, de forma surpreendente, ele superou os favoritos: o farmacêutico João Moraes, o ex-prefeito de Rondonópolis, Candido Borges Leal Júnior, o Candinho e o então deputado estadual Moisés Feltrin.
Eleito prefeito, Bezerra turbinou o MDB local criando e dando espaço para lideranças como Rogério Salles, Percival Muniz, Willian Dias e o atual prefeito Zé Carlos do Pátio, dentre outros. Ele ainda fortaleceu o movimento comunitário, incentivando a criação de associações ao lado do seu aliado o Padre Lothar Bauchorowitz.
Em 86, ele foi eleito governador, sendo o primeiro prefeito de Rondonópolis a comandar o estado. Feito repetido, em 2002 por Rogério Salles, que era vice de Dante de Oliveira e assumiu o mandato com a renúncia de Dante para ser candidato ao senado.
Em 1992 foi eleito pela segunda vez prefeito de Rondonópolis, renunciando ao mandato dois anos depois para ser eleito senador em 1994.
Depois ainda tentou uma nova eleição ao senado em 1998, mas acabou sendo derrotado por Antero Paes de Barros, após uma polêmica união com um dos mais famosos adversários, o atual deputado estadual Julio Campos, que foi candidato a governador naquele ano, e acabou sendo derrotado por Dante de Oliveira.
Em 2004 foi nomeado por Lula para presidir o INSS, em 2006 foi eleito deputado federal sendo reeleito em 2010, 2014, 2018 e sendo derrotado em 22.
Em agosto desde ano, Bezerra foi reeleito presidente do MDB de Mato Grosso, partido que comanda há mais de 28 anos no Estado.
fonte:Lucas Perrone/PH.