HOMENAGEM|: Thiago Silva preside sessão solene e recebe moção de aplausos da Unemat

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) presidiu na última terça-feira (26) a Sessão Solene da Assembleia Legislativa para homenagear os 45 anos da criação da Universidade Estadual de Mato Grosso. A cerimônia ocorreu no campus da cidade de Cáceres, que é a primeira sede da instituição, criada em 1.978.

O requerimento da cerimônia foi feito pela deputada Janaína Riva e na oportunidade o deputado Thiago entregou moções de aplausos à reitoria, ex-reitores, professores, colaboradores, ex-alunos e profissionais que contribuíram com a história da Universidade. A reitoria da Unemat também entregou uma moção de reconhecimento à atuação do deputado e da Assembleia Legislativa que tem trabalhado em prol do fortalecimento da instituição e de melhorias para a comunidade acadêmica.

Cerca de 23 mil alunos são atendidos pela Unemat em 13 campus, 21 núcleos pedagógicos e 11 polos educacionais de Educação à Distância, estando presente diretamente em 47 municípios de todas as regiões de Mato Grosso.

“É uma grande satisfação representar a ALMT em uma sessão de grande relevância para a Unemat, ainda mais para mim que sou um defensor da Universidade. E para a minha alegria recebemos também uma moção de aplausos em reconhecimento a nossa trajetória de mais de 10 anos de luta em defesa da Unemat e do trabalho do parlamento. Agradeço pela oportunidade de servir a Universidade e acredito que hoje seja um dia de muita emoção para todos nós”, comentou o parlamentar.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, ressaltou em sua fala da parceria com o deputado Thiago e com o parlamento estadual. “A Assembleia Legislativa e o deputado Thiago Silva sempre nos apoiaram em nossas demandas para que possamos oferecer sempre o que há de melhor aos nossos alunos. Formar pessoas, fazer pesquisa, fazer ensino de graduação, de pós-graduação, fazer extensão universitária e receber essas homenagens é uma honra muito grande para nós”, declarou.

Com 90 anos de idade, o primeiro professor da Unemat, Pe. Geraldo Alves da Silva, esteve entre os homenageados. Ele comparou a honraria que recebeu com “o plantio e a colheita” e que hoje estaria colhendo os frutos plantados há décadas. “Nesse momento exatamente, imagine um plantio e depois a colheita, é uma coisa muito agradável. Depois de mais de quarenta anos, a gente vê esse resultado. Essa quantidade imensa de faculdades que existem espalhadas pelo estado inteiro e o quanto tudo isso é benefício, principalmente para a juventude”, disse.

O ex-senador e ex-governador Marcio Lacerda esteve presente no evento e comentou que os novos desafios da Universidade é projetar a economia de Mato Grosso com o foco na industrialização e na geração de empregos.

Thiago Silva pontuou que continuará trabalhando para viabilizar emendas para a ampliação de cursos de acordo com a vocação econômica do município e da região. “Continuaremos lutando junto da comunidade acadêmica por mais orçamento e autonomia para a Universidade, pela sua expansão, pela valorização dos servidores, e em particular pela consolidação do câmpus em Rondonópolis e todas regiões, sempre como muita responsabilidade orçamentária, visando diminuir as desigualdades regionais”, finalizou o parlamentar.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *