|HABITAÇÃO|: Novo Fethab garante verba para retomada das casas populares em MT
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A nova lei do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) aprovada na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (19), garante que ao menos 20% do recurso arrecadado com a taxa sobre a comercialização de commodities em Mato Grosso seja investido na construção de casas populares.
Isso é o dobro do garantido na lei anterior e deverá servir com pontapé para impulsionar essa política pública, que não teve grande destaque na primeira gestão Mauro Mendes (União), mas deve ter no segundo se ele cumprir o compromisso de campanha de construir 40 mil novas casas populares na próxima gestão, entre 2023 e 2027.
Na atual gestão, Mauro lançou o programa Ser Família Habitação, em novembro de 2021, com objetivo de atender 3 mil famílias com renda per capita máxima de R$ 100. O programa foi idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, e realizado como uma parceria entre a Secretarias de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com a Infraestrutura e Logística (Sinfra).
Agora, a expectativa é que em 2023 seja lançado um programa mais robusto, com a utilização do recurso do Fethab para avançar sobre a falta de habitação em Mato Grosso.
Em entrevsitas, Mendes também já afirmou que a construção de casas populares, além de combater o déficit de moradia, ser como mecânismo para que mão de obra atraída de outros estados fixe moradia em Mato Grosso, para combater o apagão de mão-de-obra, o qual tem atingido a insdústria e a construção civil.
leiagora.