|Fumar Mata|: Mobilização em Rondonópolis chama atenção para malefícios do tabagismo
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Carros enfeitados com mensagens e símbolos de proibido fumar tomaram as principais ruas da Vila Operária para marcar o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo em Rondonópolis. A ação foi idealizada pelos profissionais do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Luz D’ Yara.
A equipe de saúde bucal, juntamente com estagiários do curso de odontologia, passaram pelas ruas levando mensagens que destacam os malefícios que o hábito pode causar. Doenças graves como o câncer de pulmão e também aquelas que ocorrem no aparelho respiratório.
De acordo com a dentista Soraia, que atende os pacientes na unidade, tudo começa pela boca. Os prejuízos acontecem nos dentes, na língua, garganta e vai descendo na faringe e laringe, traqueia, pulmão e pode até acarretar problemas no coração.
A carreata é uma ação tradicional da unidade de saúde que ficou sem ser realizada durante dois anos por conta da pandemia. Para evitar ainda a aglomeração de pessoas e também de crianças, que também aprendem sobre os malefícios do cigarro, optaram por fazer a carreata e não deixar esse dia passar em branco.
Ainda pela manhã, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Machado de Assis, na Vila Operária, fizeram uma exposição dos trabalhos que foram desenvolvidos com a equipe de saúde bucal do PSF.
A enfermeira coordenadora da unidade do Luz D’ Yara, Karla Rufino, lembra que o município atualmente tem um grupo antitabagismo e oferece apoio para qualquer pessoa que deseja parar de fumar. Todas as unidades de saúde estão preparadas para receber os interessados e encaminhar para participar do grupo, além de conceder os medicamentos que vão auxiliar no processo de parar de fumar.
Assessoria