|Fim do Recesso|: Deputados votam na Assembleia projeto que proíbe passaporte da vacina nesta terça

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Com o fim do recesso parlamentar, os deputados estaduais retornam ao trabalho no plenário nesta terça-feira (4). Na “ordem do dia” constam cerca de 25 propostas, entre as quais a matéria que proíbe a exigência do cartão de vacinação contra a covid-19, de autoria da deputada Janaina Riva (MDB), que vai à segunda votação.

O projeto de lei 780/2021 foi retirado de pauta da sessão realizada em 16 de dezembro. À época, o presidente do parlamento estadual, Max Russi (PSB), justificou que o PL seria encaminhado à Procuradoria da Casa para nova análise, já que havia diversos pedidos de vistas.

Naquela ocasião, o deputado Lúdio Cabral (PT) chamou a atenção dos colegas para a queda nos índices de vacinação da população mato-grossense. Segundo o deputado, pelo menos 500 mil pessoas que já deveriam ter tomado a dose de reforço não compareceram aos postos, sem contabilizar a parcela que foi recentemente autorizada a antecipar a dose de cinco para quatro meses, após a segunda aplicação.

Para o parlamentar, é preciso investir em campanhas de comunicação em massa, colocar as equipes de saúde comunitária para sensibilizar a população e aplicar as doses na casa do cidadão.

“Nós vacinamos, nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, uma média de 22 mil a 24 mil pessoas todos os dias em Mato Grosso. Em novembro, esse número caiu pra 13 mil e, em dezembro, para seis mil. Ou seja, a queda de quase 80% no ritmo de vacinação. Nós vamos entrar em um período agora que é Ano Novo, férias, Carnaval, quando há um aumento da circulação das pessoas e um componente novo na pandemia, que é a chegada da variante ômicron, que logo estará aqui em nosso território”, destacou Cabral.

fonte;hnt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *