Ex-deputada Vilma Moreira morre aos 67 anos em Rondonópolis

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A ex-deputada Vilma Moreira, de 67 anos, conhecida por sua militância no movimento negro, morreu na madrugada deste sábado (31), em Rondonópolis. Ela estava internada no Hospital Regional em tratamento por causa de problemas pulmonares. Desde fevereiro deste ano ela já fazia tratamento contra uma pneumonia.

Vilma era professora e também exerceu o cargo de vereadora em Rondonópolis. Ela assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em maio de 2008, ocasião em que teve que renunciar à cadeira de vereadora para legislar por um tempo no Legislativo Estadual na cadeira que pertencia ao então deputado Chico Galindo (PTB).

Naquela época, Vilma sugeriu que Galindo se afastasse para que ela pudesse ser empossada na AL no dia 13 de maio, data histórica para a negritude, pois marcava os 120 da abolição dos escravos no Brasil com a instituição da Lei Áurea. No entanto, sua posse na Assembleia só ocorreu no dia 28 de maio de 2008.

Vilma era vereadora de 2º mandato em Rondonópolis e abriu mão do cargo para ser deputada por quatro meses. Ela entrou para a história de Mato Grosso como a primeira deputada negra do Estado. Moreira também atuou com liderança de bairro e presidiu o  Sipros (Sindicato da Categoria dos Profissionais da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino da Região Sul – MT).

fonte;folhamax

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *