ENTENDA OS PONTOS CRÍTICOS|: Rocha solta com risco de rolamento no Portão do Inferno está a 80m de altura

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A rocha solta com risco de rolamento na MT-251, estrada que dá acesso a Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá), encontra-se em um paredão com 80m de altura. A informação consta no relatório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) que aponta os 10 pontos críticos na região do Portão do Inferno. Veja o detalhamento ao final da matéria.

No documento, consta que o paredão verticalizado, onde a crista possui ‘grandes blocos instáveis’ que podem resultar em rolamento e atingir a pista, está localizada do lado esquerdo da encosta. Ela começa no KM43+360m e termina no KM43+565m.

Conforme noticiado anteriormente pela reportagem, a pedra em questão é, atualmente, uma das principais preocupações da Sinfra. O secretário da pasta, Marcelo de Oliveira e Silva, ainda antecipou que caso ela despenque e não esteja passando ninguém, afetará a estrutura da via, no entanto, caso algum carro seja atingido, será uma tragédia.

Com situação de emergência declarada entre os KM 42 e 48 da rodovia em razão dos recentes deslizamentos de terra, a Sinfra fica autorizada a realizar as intervenções e obras necessárias de resposta ao desastre, incluindo a reabilitação estrutural da área atingida.

Diante da ‘novidade’, a pasta encomendou um novo estudo para monitorar quatro dos 10 pontos que são considerados de maior risco para integridade da rodovia.

Ainda na última quarta-feira (13), a Sinfra emitiu uma portaria impedindo o tráfego de veículos pesados na MT-251, por tempo indeterminado. Apesar do trânsito de transportes de carga já ser, em teoria, “proibido” no trecho em questão, a medida foi tomada em resposta aos deslizamentos de rochas registrados no início da semana e visa minimizar os impactos do trânsito pesado na área onde está localizado o Portão do Inferno.

Conforme a determinação, os veículos de carga estão proibidos de trafegar no trecho entre o Terminal Turístico da Salgadeira (km 45) e o entroncamento de acesso ao Distrito de Água Fria.

Dados da Polícia Militar apontam que, nesta sexta-feira (15), no segundo dia de fiscalização da rodovia, foi impedido o tráfego de 147 caminhões pela MT-251. Conforme os militares que estão de guarda no local, desde o dia da publicação da portaria, 98 veículos foram parados. Já na quinta-feira, o número diminuiu para 49.

Ao todo, dois postos de guarda foram montados, um no Terminal Turístico da Salgadeira e outro na rotatória que dá acesso ao Distrito de Água Fria, uma vez que a restrição total é aplicada justamente entre esses dois pontos, com atuação durante 24 horas.

DEZ PONTOS DE CRITICIDADE

Conforme o estudo, toda a escarpa — declive íngreme provocado por erosão — da Chapada é potencialmente instável porque é o processo vigente de dissecação das rochas sedimentares expostas. O problema é que eventualmente porções de rochas sedimentares se movimentam por queda, tombamento e, ocasionalmente, por rolamento. Desta forma, os segmentos em risco são identificados de acordo com a altura da escarpa e com a proximidade entre ela e a pista.

ENTENDA CADA PONTO

Ponto 1. Encosta verticalizada onde a crista possui grandes blocos instáveis. O tombamento de blocos pode resultar em rolamento e atingir a pista. Possuí uma altura de 80m. Localizada no lado esquerdo.

Início: km43+360 Fim: km43+565

Ponto 2. Encosta verticalizada com blocos instáveis relativamente afastados da rodovia, mas com risco de rolamento. Alguns blocos individualizados mais próximos precisam ser removidos. Localizada no lado esquerdo.

Início: km43+710 Fim: km44+160

Ponto 3. Encosta com blocos instáveis relativamente afastada da rodovia. Também possui materiais com capacidade de tombamento e deslocamento até a rodovia. Localizada no lado esquerdo.

Início: km44+430 Fim: km44+575

Ponto 4. Encosta verticalizada com grandes blocos instáveis, especialmente próximos ao início e final do segmento. Localizada no lado esquerdo.

Início: Km44+815 Fim: km45+135

Ponto 5. Grande bloco proeminente que requer estabilização específica. Localizado no lado esquerdo.

Início: km45+190 Fim: km45+325

Ponto 6. Encosta verticalizada relativamente afastada da rodovia. Localizada no lado esquerdo.

Início: km45+380 Fim: km45+575

Ponto 7. Encosta com blocos proeminentes muito próximo da pista. Localizada no lado esquerdo.

Início: km45+750 Fim: km45+915

Ponto 8. Encosta verticalizada com taludes negativos à jusante da rodovia. Localizada no lado direito.

Início: km45+820 Fim: km45+950

Ponto 9. Bloco residual muito próximo da pista. Apresenta taludes negativos, blocos instáveis e uma descontinuidade que sugere movimento de grande massa. Local com risco de queda direta. Localizado no lado esquerdo.

Início: km47+430 Fim: km47+505

Ponto 10. Escarpa de falha com risco de instabilizar atual plataforma viária. Será obrigatória a contenção em caso de alargamento para a direita. Localizada no lado direito.

Início: km47+410 Fim: km47+410

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