|EM RONDONÓPOLIS|: Voluntários participaram da 8º edição do Projeto “O Rio é Nosso” promovido pelo JUVAM.

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Este sábado (17/9) foi dia de limpeza no Córrego Arareau com a realização da 8ª edição do projeto “O Rio é Nosso”, que é promovido pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis e parceiros.

O projeto retorna depois de dois anos sem ocorrer em função da pandemia e está entre as ações que vem sido desenvolvidas nos últimos anos para contribuir na preservação do Arareau. Mais de 1.000 voluntários participaram do mutirão de limpeza, que retirou muito lixo do leito e margens do córrego.

O Grupo Arareau esteve entre os que atuaram neste sábado como voluntário no mutirão de limpeza. Almir Araújo, que participa como voluntário desde a primeira edição do Rio é Nosso, destaca que o Arareau já melhorou muito nos últimos anos, mas, infelizmente, muito lixo ainda foi retirado neste sábado.

O grupo que fez a limpeza em um dos 18 trechos ao longo do córrego retirou todo tipo de resíduo do leito e das margens. Foram encontrados até móveis e eletrodomésticos descartados irregularmente no local.

“Esse projeto é fantástico e ajuda na conservação do Arareau, que realmente teve melhora da qualidade da água e redução na quantidade de lixo descartado em suas margens e leito nos últimos anos”, destaca ele, acrescentando que ações importantes como diminuição do lançamento ilegal de esgoto, retirada de estabelecimentos como matadouros e chiqueiros nas margens, redução da população ribeirinha e, especialmente, o cercamento de áreas e sinalização da proibição de descarte de lixo foram o que contribuíram para melhorar as condições do córrego.

Contudo, Almir pondera que ainda há esgoto sendo lançado irregularmente no Arareau, bem como o descarte ilegal de lixo. “Acredito que, em alguns locais onde há ainda ribeirinhos vivendo e onde o descarte de lixo é maior, poderiam ser colocadas caçambas fixas para lixo. Uma medida que poderia contribuir para diminuir a quantidade de lixo descartada no Arareau”.

O projeto O Rio é Nosso tem como finalidade revitalizar o córrego por meio do recolhimento de resíduos sólidos, bem como orientar a comunidade acerca da necessidade de preservar o meio ambiente para a manutenção da saúde coletiva.

A mobilização dos voluntários abrange o Município, incluindo órgãos públicos, iniciativa privada, Ongs de proteção animal e ambiental, universitários, estudantes do Estado, entre outros.

atribunamt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *