|EM RONDONÓPOLIS|: Novo sistema semafórico só deve operar em janeiro de 23

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Ainda não será este ano que Rondonópolis terá os prometidos “semáforos inteligentes”, instalados na cidade. A licitação para aquisição dos semáforos inteligentes para implantação no quadrilátero central, em substituição aos 65 que estão atualmente em funcionamento e geram uma série de reclamações, foi realizada no último dia 11 de outubro e se encontra em fase de análise documental, segundo informou o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Lindomar Alves.

“Por meio de pregão eletrônico, no dia 11 foi feita a licitação pela secretaria municipal de Administração. A vencedora foi a empresa Datapron, que tem expertise no país. Agora, está sendo feita a análise documental. Superada esta fase, iremos fazer os testes dos equipamentos, em locais que indicaremos. Dando tudo certo, conforme o previsto no nosso termo de referência, faremos então a homologação”, contou Lindomar.

A expectativa é de iniciar a operação do novo sistema em janeiro do próximo ano. “Até o início 2023, esperamos já ter concluído todo o processo legal e burocrático e ser assinada a ordem de serviço para o início da operação do novo sistema”, comenta o secretário. Os novos equipamentos semafóricos serão instalados nas vias do quadrilátero central.

O investimento do município para a modernização do sistema semafórico da cidade será de R$ 16.995 milhões. O novo sistema conta com 65 pontos semafóricos com pórticos galvanizados, lâmpadas de LED e câmeras ocd de alta resolução. Os equipamentos contam também com tecnologia que permitirá estabilidade aos semáforos, em até duas horas em caso de queda de energia.

A promessa é de que o novo sistema irá solucionar este problema.
Lindomar ressaltou que os “semáforos inteligentes” irão viabilizar a chamada “onda verde”, que mantém o sincronismo dos cruzamentos ao longo de uma rota, permitindo que os veículos trafeguem no corredor com o mínimo de paradas possíveis, principalmente em horários considerados de pico.

Conforme o secretário, os semáforos atuais que serão substituídos serão reinstalados em outros pontos críticos do trânsito rondonopolitano, a exemplo do cruzamento das Rua XV de Novembro e José Barriga onde inúmeras mortes já ocorreram em função de graves e contínuos acidentes de trânsito.

“Baseados em estudos técnicos, os semáforos substituídos serão instalados em outros locais da cidade”, informou o secretário.

atribunamt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *