|EM RONDONÓPOLIS|: Eleitores enfrentam filas, mas eleição transcorre em clima de tranquilidade

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Muitos eleitores de Rondonópolis optaram por votar no período da manhã, o que gerou filas em muitos locais de votação. Apesar da espera maior, não foram registrados incidentes graves na cidade até o momento.

Em muitas unidades houve mudança das seções e os eleitores precisaram gastar um pouco mais de tempo para descobrir onde votar.

Na maioria dos casos as dúvidas foram esclarecidas rapidamente por servidores da Justiça Eleitoral estrategicamente posicionados. Eles pediram para que quem for votar no período da tarde faça antes a consulta ao local de votação (clique aqui) para agilizar o processo. Se ainda persistirem dúvidas, entre em contato pelo Disque Eleitor (0800 647 8191) ou com a Zona Eleitoral.

Este ano 166.170 eleitores estão aptos a votar em Rondonópolis. Eles estão distribuídos em duas grandes zonas eleitorais – a 10ª ZE com 75.147 eleitores, e a 46ª ZE com 91.023 eleitores.

Ao todo o município conta com 522 seções eleitorais, distribuídas em 73 locais de votação.

MAIOR ESTRUTURA

Esta é a maior eleição já realizada em Rondonópolis em número de eleitores e também de servidores que foram convocados ou se apresentaram voluntariamente à Justiça Eleitoral. Só de mesários são 2148 pessoas.

A equipe tem ainda centenas de policiais civis e militares e também o apoio de agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e de militares do 18º GAC. Eles vão contar com o apoio de drones e também utilizarão as câmeras de vigilância das ruas da cidade para fazer o monitoramento.

A equipe conta também com 83 veículos e 76 motoristas para fazer o transporte e atender ocorrências especiais.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

Atenção ao horário de votação

Este ano, a votação terá horário unificado em todo o Brasil. Em Mato Grosso, a eleição ocorrerá entre 7h e 16h, com exceção dos municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Araguaiana, Torixoréu, Ribeirãozinho, General Carneiro, Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte e São José do Xingu. Nestes locais, como o fuso segue o horário de Brasília (DF), a votação será das 8h às 17h. A Justiça Eleitoral reforça a importância de não deixar para a última hora, evitando atrasos e até a impossibilidade de votar.

– Colinha e ordem de votação

Na hora da votação, é importante ter atenção quanto à ordem estabelecida pelo Congresso Nacional. Confira abaixo:

Deputado Federal – é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos.

Deputado Estadual – vem na sequência, com 5 dígitos;

Senador e seus dois suplentes – o eleitor deve teclar 3 dígitos;

Governador e Vice-Governador – 2 dígitos;

Presidente e Vice-Presidente da República – também 2 dígitos.

Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabine de votação, a chamada colinha. Também é importante conferir o número digitado e o cargo que aparece na tela, bem como a foto do candidato que aparecerá, para evitar transtornos. Somente depois, o eleitor ou eleitora deve confirmar o voto.

– Documentação e biometria

Para votar, basta comparecer ao local de votação portando documento oficial com foto. O título de eleitor também pode ser apresentado, porém, a falta dele não impede o voto. Quem fez o cadastro biométrico e está com a foto no aplicativo e-Título, poderá apresentar somente a versão digital do título para votar. Quem não fez o cadastro biométrico em cidades onde o procedimento não foi obrigatório poderá votar normalmente nas Eleições 2022. Neste caso, após o pleito, o título voltará a ser cancelado para que a situação seja regularizada.

Eduardo Ramos – Da Redação

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *