EM PONTES E LACERDA|: Policiais federais e soldados fecham garimpos ilegais na TI Sararé

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Vídeos divulgados pela assessoria da Polícia Federal mostram os policiais e soldados do Exército Brasileiro destruindo garimpos na Terra Indígena Sararé durante a “Operação Mamon”, que foi deflagrada por três dias consecutivos e finalizada nesta sexta-feira (15), em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá). As gravações ainda mostra a dificuldade de se chegar às bases dos criminosos. 

Nas imagens, os agentes queimam veículos de grande porte, destroem ferramentas e isolam acampamentos dos suspeitos. Apesar das buscas nos pontos que serviram de apoio para a atividade dos criminosos, ninguém foi preso na operação.

Foram utilizadas aeronaves para o acompanhamento e proteção das equipes que atuaram em solo. Durante as buscas aéreas, foram localizados maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, avaliados em R$ 20 milhões, muitos dos quais estavam escondidos nas matas.

Nessa etapa dos trabalhos de repressão e fiscalização no interior da TI Sararé foram inutilizadas 17 pás-carregadeiras e 17 motores de dragagem, além de terem sido localizadas diversas estruturas de madeira usadas pelos garimpeiros como bases. A medida foi necessária, diante das circunstâncias, para evitar o uso e aproveitamento indevido desses bens, encontrados em toda a extensão da área protegida, cuja remoção mostrou-se inviável. 

Concomitantemente, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em propriedades rurais que fazem limite com a TI Sararé, para a apuração de indícios de que sejam utilizadas como base para os criminosos e acesso ilegal ao território indígena, tanto de pessoas quanto dos maquinários.

A Operação Mamon contou também com a participação do Ibama, da Funai, da Força Nacional e do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (CIOPAer/MT), em todo planejamento e execução do trabalho.  

hnt;

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *